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População +65
Na nossa intervenção de proximidade, prestamos serviços e desenvolvemos atividades no sentido de promover a manutenção da autonomia, a melhoria da qualidade de vida e diminuição do isolamento das pessoas idosas.
lista de equipamentos
Os equipamentos da Santa Casa estão organizados por Centros de Dia, Serviços de Apoio Domiciliário e Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI).
* Custo de chamada para a rede fixa nacional
Centro Comunitário de Telheiras
Centro de Desenvolvimento Comunitário Bairro dos Lóios
Centro de Desenvolvimento Comunitário da Charneca
Centro de Dia de Santo Eugénio
Centro de Dia do Alto do Lumiar
Centro de Dia do Alto Pina
Centro de Dia Frei Miguel Contreiras
Centro de Dia Nossa Senhora da Pena
Centro de Dia Nossa Senhora dos Anjos
Centro de Dia Rainha D. Maria I
Centro de Dia S. Bartolomeu do Beato
Centro Intergeracional Ferreira Borges
critérios de admissão
São equipas interdisciplinares orientadas especificamente para acolher, atender e acompanhar cidadãos idosos.
Condições de acesso
- Ter 65 anos ou mais;
- Estar em situação de isolamento e/ou de grande vulnerabilidade social, a viver só ou em agregados só de idosos, com preponderância dos fatores de risco sobre os fatores protetores, verificados através da avaliação técnica.
A teleassistência é um serviço de proximidade que tem como objetivo promover a segurança, autonomia e participação social das pessoas idosas e dependentes isolados, possibilitando uma resposta rápida em situações de emergência.
Condições de acesso
- Ser beneficiário do serviço de apoio domiciliário e/ou de centro de dia da instituição;
- Beneficiar de enquadramento proporcionado pelo Voluntariado da Santa Casa;
- Encontrar-se em situação de isolamento e/ou dependência;
- Dispor de número de telefone não confidencial, por forma a poder ser identificado pelo Serviço de Teleassistência.
Os Centros de Dia conjugam várias respostas sociais e dinamizam serviços e produtos em função das necessidades da população. Promovem o exercício de cidadania e de participação das pessoas num projeto comum e estimulam a solidariedade social.
Esta resposta está sujeita ao pagamento de uma comparticipação definida de acordo com o escalão de rendimentos e tabela em vigor.
Condições de acesso
- Pessoas residentes na cidade de Lisboa, sendo dada prioridade a quem se encontre em situação de precariedade, isolamento, dependência e/ou risco social por razões de inexistência de família ou rutura/desajustamento familiar grave.
O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio da pessoa quando esta, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possa assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.
Esta resposta está sujeita ao pagamento de uma comparticipação definida de acordo com o escalão de rendimentos e tabela em vigor.
Acesso
- Pedido efetuado pelo próprio, por um familiar, amigo ou vizinho;
- Por todos os serviços/equipas da instituição que identifiquem a necessidade;
- Por serviços/entidades externas à instituição, que devem formalizar o pedido através de correio eletrónico.
Resposta social assente em serviços integrados, de apoio social e cuidados de saúde, prestados pelas Unidades de Saúde Santa Casa, no domicílio.
Condições de acesso
- Todos os beneficiários do serviço de apoio domiciliário da instituição têm acesso ao apoio domiciliário integrado, sempre que necessário.
Resposta social desenvolvida em estabelecimento, apartamentos e/ou moradias – com quartos individuais ou duplos e espaços de utilização comum –, para pessoas idosas com autonomia total e/ou com ligeiros défices funcionais.
O pedido de integração deve ser efetuado pelo próprio através das várias equipas e equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Condições de acesso
- Residir na cidade de Lisboa;
- Ter idade igual ou superior a 65 anos ou, excecionalmente, idade inferior;
- Ser funcionalmente independente e ter capacidade de decisão;
- Viver em habitação sem as condições mínimas de habitabilidade, que possa pôr em risco a sua vida ou bem-estar, ou sem capacidade para proceder às necessárias alterações habitacionais, ou ainda não dispor de habitação;
- Ter insuficiência de recursos materiais e financeiros;
- Ser vítima de maus tratos (físicos, psicológicos e/ou económicos);
- Encontrar-se em situação de isolamento por inexistência de familiares/rede social;
- Mostrar disponibilidade para participar ativamente na vida quotidiana da residência, de acordo com as suas capacidades.
Esta resposta está sujeita ao pagamento de uma comparticipação definida de acordo com o escalão de rendimentos e a tabela definida no regulamento de comparticipações em vigor.
Integradas na resposta de residência permanente, estas residências são de natureza temporária e visam integrar situações de convalescença após altas hospitalares, descanso dos cuidadores e problemas habitacionais que exigem o afastamento do domicílio.
Esta resposta está sujeita ao pagamento de uma comparticipação definida de acordo com o escalão de rendimentos e tabela definida no regulamento de comparticipações em vigor.
Condições de acesso
- Necessidade do acolhimento de caráter temporário por período não superior a três meses;
- A pessoa encontrar-se numa situação de incapacidade/dependência que implique o apoio de terceiros para a realização das atividades de vida diária, mas cujos cuidados não exijam um acompanhamento médico e de enfermagem 24 horas por dia;
- Não se encontrar em situação cuja resposta social mais adequada seja o acolhimento residencial, tendencialmente permanente.
É atribuída prioridade às situações em que se verifique a necessidade de ausência temporária do principal cuidador, principalmente por razões de saúde.
Considera-se Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) o estabelecimento para alojamento coletivo da população +65, de utilização permanente ou temporária, onde sejam desenvolvidas atividades de apoio social e de saúde.
O pedido de integração nesta resposta deve ser efetuado através dos serviços da instituição, nomeadamente das UDIP da respetiva área de residência do/a interessado/a.
Esta resposta está sujeita ao pagamento de uma comparticipação definida de acordo com o escalão de rendimentos e tabela definida no regulamento de comparticipações em vigor.
Condições de acesso
- Residir em Lisboa;
- Ter idade igual ou superior a 65 anos, ou inferior desde que se encontre em situação de incapacidade física e/ou psíquica;
- Encontrar-se em situação de isolamento, por inexistência de familiares ou por razões de rutura/desajustamento familiar grave;
- Não dispor de habitação ou viver em habitação sem as condições mínimas de habitabilidade, que possa pôr em risco a sua vida ou bem-estar e sem que tenha capacidade para proceder às necessárias alterações habitacionais;
- Apresentar insuficiência de recursos materiais e financeiros;
- Não sofrer de anomalia psíquica grave ou profunda que prejudique o regular funcionamento do estabelecimento e o convívio entre todos os residentes, apresentando, para o efeito, o respetivo atestado médico;
- Não ser possível disponibilizar outro tipo de resposta alternativa que responda às necessidades específicas do candidato, nomeadamente apoio domiciliário;
- Na admissão a esta resposta é dada prioridade a candidatos beneméritos e aos candidatos mais idosos e, de entre eles, os que reúnam o maior número de critérios de admissão.
lisboa cidade todas idades
O programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades visa a promoção de políticas integradas para a longevidade, que se traduzem em 3 eixos estratégicos
vida ativa
Promoção de condições para uma vida ativa na população 65+, de âmbito cultural, desportivo, formativo, de participação ou de intervenção cívica.
vida autónoma
Melhoria das condições físicas do espaço público e do edificado, assim como aposta, na requalificação, na inovação e na diversificação da rede de equipamentos e de serviços que promovam a autonomia (e retardem a institucionalização).
vida apoiada
Melhoria e ampliação da rede de equipamentos sociais e de saúde, assim como da prestação de cuidados para as situações de dependência.
principais medidas
Visa identificar a população com mais de 65 anos e construir sistemas de base comunitária de integração social.
Teleassistência
Serviço de teleassistência para pessoas em situação de dependência e/ou incapacidades.
Espaço InterAge
Espaço intergeracional e aberto à comunidade, previsto no âmbito da requalificação de 21 Centros de Dia da Santa Casa.
Alargamento da cobertura do Serviço de Apoio Domiciliário:
Serviço de Apoio ao Cuidador Informal
Capacitar os cuidadores para uma melhor prestação de cuidados e prevenir o risco de sobrecarga/stress.
Serviço de apoio domiciliário
alargar e qualificar a cobertura do serviço com acesso a serviços de saúde e reabilitação, com a capacitação dos profissionais.
Construção de oito equipamentos
Com valência de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Cuidados Continuados.
Contactos
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa
+351 213 235 000*
secretaria-geral@scml.pt
* Custo de chamada para a rede fixa nacional