logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Tiago Neves: “Quero continuar a representar a bandeira do meu país”

Tiago Neves: “Quero continuar a representar a bandeira do meu país”

Tiago Neves é surdo, tem 24 anos, e é considerado um dos melhores atletas portugueses, na vertente de natação adaptada. Paralelamente é ainda estudante de engenharia informática. Recentemente, o jovem viu reconhecido o seu esforço, através da atribuição de uma bolsa de educação Jogos Santa Casa.

Jogos Santa Casa

Para Tiago Neves a piscina é o seu mundo. É aqui que se sente bem e que interpreta o seu universo silencioso de uma maneira tão diferente e tão própria. Faz da natação o palco para a encarnação perfeita do seu ser. Neste retângulo, pintado de azul, é rei do seu destino e acredita que “o melhor ainda está para vir”.

Em entradas de dicionário que definam palavras como “superação”, “genialidade”, “talento” ou “singularidade”, o nome de Tiago Neves poderia ser comum a todas elas. Natural de Lisboa, mas a viver em Sintra já há alguns anos, o jovem descobriu a sua vocação para a natação logo nos primeiros anos de vida. “A natação era obrigatória para as crianças na escola de Surdos (Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira). Comecei muito cedo a nadar e participei em várias competições escolares, e foi aí que descobri o meu gosto pela modalidade”, confessa.

Aos 13 anos e já com um longo palmarés em provas nacionais, o jovem foi selecionado para participar na sua primeira prova internacional. “Em 2011, tive a oportunidade de competir no Campeonato Mundial para Surdos, em Coimbra, e embora tivesse apenas 13 anos, aceitei para nadar com os melhores do mundo”, nota.

Depois da experiência em Coimbra, o jovem sabia que para evoluir precisava de um clube que lhe desse as condições necessárias, para continuar a viver o seu sonho. É aqui que entra o segundo capítulo na história de Tiago Neves, que viria a culminar com a melhor prestação de sempre de um atleta nacional, na modalidade de natação, em Jogos Surdolímpicos.

Assim, e ainda em 2011, o futuro campeão nacional, ingressa no Clube de Natação da Amadora para “evoluir rapidamente”, com o objetivo de vestir as cores nacionais nos próximos Surdolímpicos. “Quando fui para o Clube de Natação da Amadora o objetivo estava bem definido na minha cabeça, queria estar nos Jogos Surdolímpicos de Sófia 2013, algo que com muita dedicação consegui”, frisa.

Com o primeiro objetivo alcançado, o atleta ruma ao Restelo, para vestir as cores do Clube de Futebol “Os Belenenses”, onde permanece até aos dias de hoje. Foi já a treinar no Belenenses que Tiago Neves se tornou uma referência no mundo da natação adaptada nacional. Com o emblema da cruz de Cristo, o nadador alcançou as melhores marcas da carreira, entre elas a conquista de três medalhas, no Campeonato Nacional de Inverno de Natação Adaptada, em 2020.

Já este ano, o atleta fez parte da comitiva nacional que participou nos Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021, que se realizaram no Brasil, no início deste mês. Tiago Neves foi o grande destaque nacional, no sexto dia de competição dos jogos. O nadador português bateu o recorde nacional nos 200 metros bruços, conquistando um diploma Surdolímpico, naquele que foi o melhor resultado português de sempre da modalidade em Jogos Surdolímpicos.

“Demorou a acreditar na marca que fiz na altura, mas senti-me muito orgulhoso e consegui provar a mim próprio, que muitos anos de trabalho e sacrifício valeram pena. É importante relembrar que nos primeiros jogos em que participei, ficava nos últimos lugares da tabela classificativa e agora consegui chegar aos primeiros cinco lugares, por duas vezes. A minha evolução foi surreal”, frisa o nadador.

Equipa surdolímpica

O recordista nacional admite que faz o que gosta, embora considere que “é importante pensar no futuro, para lá do desporto”. “Ainda não decidi quais serão os meus objetivos para as próximas épocas desportivas, mas é certo que quero continuar a representar a bandeira do meu país, de maneira a proporcionar alguma alegria a todos os portugueses e ainda ser uma inspiração para os miúdos surdos”, esclarece.

Para o futuro a receita é simples: “Ter uma vida equilibrada a nível pessoal e estar perto das pessoas que mais gosto”.

Um IMPULSO que faz toda a diferença

Paralelamente ao desporto, Tiago divide o seu tempo entre os estudos no Instituto Superior Técnico, no mestrado em Engenharia Informática e de Computadores e a paixão pela natação. Escola, treinos e competições, os dias de um atleta fazem-se assim.

Um calendário bem definido e uma gestão de tempo exímia, permite a Tiago conciliar tudo na perfeição, mas existem outros “impulsos” que fazem com que continue a nadar pelos seus sonhos. Desde a época 2016/2017 que o jovem atleta surdolímpico é um dos bolseiros do Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa. O atleta viu renovado, em 2022, o apoio dos Jogos Santa Casa que considera como uma “motivação extra”.

“Deu-me uma motivação extra para continuar os estudos, desde o secundário até ao mestrado. Estou muito orgulhoso de conseguir chegar longe nos estudos e também na minha carreira desportiva”, comenta o futuro engenheiro informático, concluindo que graças a este apoio dos jogos, “acredito que no futuro vou ter muitas oportunidades de trabalho na minha área académica”.

O Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa, assim designado desde 2021, resulta de uma parceria com o Comité Olímpico de Portugal e o Comité Paralímpico de Portugal, estabelecida em 2013. O objetivo deste programa é apoiar, de forma transversal, a formação de atletas olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos, dando-lhes o suporte necessário para poderem conjugar a sua realidade desportiva com a educação.

Fotografias: CPP, Lucas Uebel

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas