logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Artentik. A plataforma que coloca a Santa Casa no mundo da arte digital e dos NFTs

Artentik. A plataforma que coloca a Santa Casa no mundo da arte digital e dos NFTs

Nova aposta da instituição vai disponibilizar peças de arte em NFTs, com o objetivo de mostrar ao mundo “os tesouros do Museu de São Roque”. Anúncio foi feito por Edmundo Martinho na Web Summit.

Projetos e Fundos

A partir de dezembro, independentemente do local do mundo onde resida, poderá adquirir uma das muitas relíquias do Museu de São Roque, ainda que em formato digital. Foi com a sala cheia para assistir ao fórum “Filantropia e arte: O uso de NFT para o bem”, inserido na programação da Web Summit 2021, que o provedor da Misericórdia de Lisboa anunciou o ingresso da Santa Casa no mercado dos criptoativos. Edmundo Martinho explicou o porquê de a Santa Casa aderir a este novo fenómeno dos Non-Fungible Tokens (NFTs) –tokens não fungíveis, em português- e mostrar como instituições de cariz social podem usá-los para a angariação de fundos.

“Ao longo dos seus mais de 500 anos, a Santa Casa conseguiu reunir um conjunto importante de peças de arte. Os NFTs são uma oportunidade para mostrar os nossos trabalhos e a nossa herança com estas peças, mas também alargar a nossa relação a nível global e abrir o nosso Museu de São Roque para o mundo. Ao mesmo tempo esta é uma forma de conseguirmos contributos para aquelas que são as causas da Santa Casa, há mais de 500 anos. Os NFTs criaram uma maneira de museus e galerias de arte compartilharem as suas inestimáveis ​​obras de arte e artefactos com um público global”, refere Edmundo Martinho.

A Artentik é a marca da Misericórdia de Lisboa no mercado dos NFTs, que disponibilizará gémeos digitais dos seus tesouros. Isso permitirá que peças de arte barroca, relíquias, esculturas e formas de arte moderna possam ser “tokenizados”. Além de promover a sua herança cultural única para o mundo, ao mesmo tempo em que continua o seu extenso apoio de 500 anos aos mais desfavorecidos, a Santa Casa pretende angariar receitas que possam ser aplicadas no trabalho diário em prol das boas causas.

O primeiro lançamento acontecerá a 1 de dezembro e será retirado da coleção de arte sagrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, uma das melhores do mundo. A Artentik apresentará um conjunto de 13 ativos em três categorias de arte -pintura, relíquias e artefactos- sobre São Francisco Xavier, o Natal e a Natividade.

“Temos 500 anos de tesouros inestimáveis, da arte barroca à arte do graffiti, que estamos ansiosos para compartilhar com os amantes da arte, antiguidades e história religiosa. Ao criar a nossa própria janela digital as pessoas podem visualizar os nossos ativos culturais exclusivos, possuir uma réplica digital dos mesmos através de NFTs e saber que as receitas serão usadas ​​para atividades de empreendimento social. Esta é uma democratização cultural dos museus e estamos muito satisfeitos por abraçá-la”, acrescenta o provedor da instituição.

O que são e para que servem os NFTs?

Tokens não fungíveis (NFTs) representam algo único, exclusivo e não replicável. São suportados por criptomoedas específicas, sendo que  nenhum NFT pode ser duplicado nem falsificado. Para adquirir este determinado tipo de tokens é necessário assegurar que o seu detentor transmita ou venda o ativo.

Os NFTs criaram uma maneira de museus e galerias de arte compartilharem as suas ​​obras de arte e artefactos com o público global. Estes criptoativos estão registados em Blockchain, uma base de dados que regista ativos e transações. A sua infungibilidade  -impossibilidade de um bem móvel poder ser substituído por outro da mesma espécie, quantidade e qualidade- é assegurada devido ao carácter descentralizado da Blockchain e do sistema de certificação de pessoa para pessoa. São estas características que  definem o NFT como “propriedade virtual”. Os NFTs podem ser utilizados para funções onde a escassez é necessária, seja para criar itens digitais exclusivos, colecionáveis, itens em jogos criptografados ou “arte criptográfica”.

Saiba mais sobre a Artentik:

Site

Facebook

Instagram

Twitter

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas