COVID LARES: Nova linha telefónica de apoio aos lares de idosos já está em funcionamento

A Linha COVID Lares resulta de uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o ABC-Algarve Biomedical Center, inserindo-se no programa integrado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de apoio aos lares.

Através do número (707 20 70 70), os lares de todo o país passam a dispor de apoio 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além de esclarecer dúvidas e prestar informação, a Linha COVID Lares vai agilizar o contacto destes equipamentos com as entidades locais de saúde, proteção civil e segurança social, facilitando a sinalização de situações de risco junto das autoridades competentes.

A linha será dedicada exclusivamente aos lares de idosos. Uma forma de prevenir e arranjar soluções para situações mais críticas, para que seja feito um acompanhamento permanente das instituições evitando que as situações de risco se descontrolem.

Neste momento difícil que Portugal atravessa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa associa-se, assim, a um projeto que permite um acompanhamento permanente dos lares, monitorizando e dando resposta às suas necessidades. A especial fragilidade da população que reside em lares exige uma atuação rápida e eficaz que auxilie e articule a informação entre todos os envolvidos. Esta nova linha de apoio é a resposta a esta necessidade, implementando medidas para combater a pandemia de Covid-19 nas Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI).

A Linha COVID Lares foi lançada esta sexta-feira, 2 de outubro, no Estádio do Algarve. Para assinalar o momento, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, e a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, visitaram o call center, na tarde desta sexta-feira.

Na apresentação da nova linha de apoio, Edmundo Martinho defendeu que “a Linha Covid Lares é um projeto de âmbito nacional e ao qual a Santa Casa se associou de imediato com todo o empenho na esperança de que a mesma seja uma mais valia para as ERPI que a ela recorram.”

De relembrar que a linha já tinha sido anunciada, a 16 de setembro, por Ana Mendes Godinho, no parlamento, em conjunto com a ministra da Saúde, Marta Temido, num debate sobre os surtos de Covid-19 nos lares de idosos.

FOLHETO INFORMATIVO.

 

Linha Covid Lares

  • Edmundo Martinho
  • Linha COVID Lares
  • Pandemia