Compras sustentáveis
Enquanto grande compradora, a Santa Casa entende que deve influenciar positivamente os seus fornecedores e o próprio mercado, através de um conjunto de instrumentos que tornem as suas compras mais sustentáveis. Entre esses instrumentos, está a sua Política de Compras Sustentáveis, que se alicerça num conjunto de Princípios e Valores.
Política de Compras Sustentáveis da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assume a sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável, empenhando-se em tornar-se, de forma progressiva, uma Instituição com baixo impacto ambiental, assegurando a introdução contínua de critérios ambientais e éticos nos processos de compras, com o objetivo de minimizar os impactos decorrentes da sua atividade, e de criar valor, promovendo a inovação e o desenvolvimento de produtos e de serviços mais ecológicos e socialmente responsáveis.
Princípios e Valores
Os procedimentos de compras da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa regem-se especificamente pelos princípios fundamentais definidos pelo Código dos Contratos Públicos a que está vinculada, assim como pelos seguintes princípios:
- Respeito pelo ambiente e promoção da sua preservação;
- Racionalização dos recursos e prevenção do desperdício;
- Qualidade e inovação, promovendo a desmaterialização e melhoria contínua dos seus procedimentos;
- Cooperação com os atores sociais para a sustentabilidade;
- Promoção da inclusão e coesão social;
- Coerência com as demais políticas e estratégias em vigor na Instituição.