Auxiliar de Ação Médica (m/f)
Ref:ª 283/RS/DIRH/2023
Descrição funcional:
Executar, sob delegação e supervisão dos enfermeiros, tarefas da área da prestação de cuidados aos utentes, da manutenção das condições de higiene e limpeza de equipamentos / instalações de saúde e no apoio logístico dessas unidades, terá como principais responsabilidades:
- Realizar, sob supervisão do enfermeiro, tarefas na área da higiene e conforto dos utentes;
- Realizar, sob supervisão do enfermeiro, tarefas relacionadas com o posicionamento e transferência dos utentes;
- Proceder ao acompanhamento e transporte dos utentes dentro e fora da Unidade;
- Proceder à preparação e distribuição das dietas;
- Colaborar, sob supervisão do enfermeiro, na administração da alimentação aos utentes;
- Proceder à higienização, preparação e arrumação da Unidade do utente;
- Proceder à receção, arrumação e distribuição de roupa lavada assim como à recolha de roupa suja e suas entregas;
- Assegurar a limpeza e desinfeção, sempre que necessário, dos vários sectores da Unidade de acordo com os procedimentos;
- Transportar e distribuir dispositivos e equipamentos de uso clínico;
- Transportar em segurança os fármacos desde da farmácia até à enfermaria;
- Zelar pela correta utilização, manutenção e higienização do material e equipamento utilizado nos cuidados prestados aos utentes;
- Assegurar o transporte e distribuição de produtos de consumo corrente, necessários ao funcionamento da unidade;
- Organizar, sob supervisão do enfermeiro, o material de consumo clinico e proceder a reposições;
- Realizar o transporte de cadáveres para a casa mortuária;
- Proceder a uma eficiente gestão de resíduos assim como assegurar o seu acondicionamento e transporte, sempre que necessário;
- Manter a confidencialidade e a segurança de toda a informação tratada no decurso da sua atividade profissional, em conformidade com os requisitos e normas de certificação.
Perfil pretendido:
- Habilitações até ao 12º ano de escolaridade;
- Formação profissional em Técnico Auxiliar de Saúde (preferencial);
- Formação profissional na área de Agente em Geriatria;
- Outra formação relevante, em especial na área Auxiliar de Ação Médica, controlo de infeção e atendimento ao público / gestão de cliente.
- Elevado sentido de responsabilidade, confidencialidade e profissionalismo;
- Disponibilidade e gosto pela formação contínua;
- Grande respeito e cumprimento das normas instituídas;
- Autonomia e pró-atividade;
- Boa capacidade de resistência ao stress e à frustração;
- Gosto pelo trabalho com população idosa;
- Capacidade para trabalhar em equipa;
- Disponibilidade para desenvolver as suas competências e realizar atualização profissional.
A SCML oferece:
- Contrato Individual de Trabalho;
- Remuneração conforme as condições de ingresso estabelecidas no Acordo de Empresa em vigor na SCML;
- Oportunidade de valorização profissional.
Os candidatos que reúnam o perfil requerido devem preferencialmente, submeter a candidatura através desta página, em alternativa podem submeter para o seguinte e-mail: recrutamento@scml.pt ou através de correio.
As candidaturas devem ser acompanhadas dos seguintes documentos:
- Certificado de Habilitações Literárias (reconhecidas em Portugal);
- Certificados de Cursos de Formação;
- Comprovativo de inscrição no Centro de Emprego (caso se encontre desempregado);
- Declaração de Consentimento.
Salienta-se que a candidatura só é válida mediante a apresentação da Declaração de Consentimento devidamente preenchida, caso a candidatura não venha acompanhada da Declaração de Consentimento será eliminada automaticamente.
Os candidatos selecionados na 1ª fase serão contactados pela SCML, no prazo de 15 dias (úteis) após a data limite de receção de candidaturas.