População em Risco

A Misericórdia de Lisboa presta respostas de atendimento destinadas a apoiar indivíduos sem residência fixa ou em trânsito na cidade de Lisboa, e que se encontram em situação de emergência ou risco social.

 

A intervenção da equipa da Unidade de Emergência tem como objetivo principal o atendimento e acompanhamento de pessoas e/ou famílias, nacionais ou estrangeiras, em situação de sem-abrigo ou domicílio instável e em situação de risco social grave, garantindo-lhes as condições básicas de subsistência, para além da definição de planos de intervenção baseados em diagnósticos bem fundamentados, que visem a capacitação, aquisição e desenvolvimento de competências, com vista à reintegração social dos indivíduos.

Responde às necessidades dos cidadãos sem residência fixa ou em trânsito na cidade de Lisboa e às situações de emergência ou de risco social, nomeadamente a pessoas requerentes de asilo e candidatos ao estatuto de refugiado.

O Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo responde, especificamente, à população em situação de sem abrigo. Está localizado no Cais do Gás, em Lisboa, onde estão representadas as entidades que trabalham com esta população.

Casa de Abrigo
Refeitório Social
Centro de Alojamento Temporário
Centro de Alojamento de Emergência
Ateliers Ocupacionais
Casas de Transição