Cuidados Continuados Integrados
A Santa Casa disponibiliza, atualmente, 218 camas de cuidados continuados, estando a maior parte delas distribuídas por três unidades que fazem parte da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
A escassez de camas para esta valência tem sido alvo de especial atenção da parte da Instituição, que pretende, com estas respostas, contribuir para colmatar esta carência na cidade de Lisboa.
A gestão integrada das Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa permite-nos garantir a prestação de cuidados continuados integrados em toda a Instituição, promovendo a autonomia e melhorando as condições de vida das pessoas em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social. Desta forma, asseguramos igualmente o cumprimento das obrigações assumidas no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, contribuindo para a melhoria do acesso e qualidade dos cuidados de saúde e apoio social.
Atualmente, a Santa Casa dispõe de um total de 218 camas de internamento, 196 das quais contratualizadas com a RNCCI:
Dispõe ainda de 22 camas que não integram a referida Rede:
UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS MARIA JOSÉ NOGUEIRA PINTO
Inaugurada em 2012, esta foi a primeira Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa. Presta cuidados de saúde prolongados, nas diferentes fases da evolução da doença, graças ao apoio de uma equipa multidisciplinar. Disponibiliza três tipos de internamento: média duração e reabilitação; longa duração e manutenção; regime privado.
Dispõe, atualmente, de um total de 83 camas, das quais 61 estão integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados:
Adicionalmente disponibiliza:
UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS SÃO ROQUE
O Parque de Saúde Pulido Valente tem a funcionar, desde julho de 2019, uma ala de cuidados continuados gerida pela Santa Casa, que disponibiliza um total de 44 camas de internamento, exclusivamente contratualizadas com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados:
Dispõe, atualmente, de um total de 44 camas de internamento, exclusivamente contratualizadas com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados:
UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS RAINHA DONA LEONOR
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados Rainha Dona Leonor – antigo complexo do Hospital da Militar da Estrela, em Lisboa – funciona desde setembro de 2021.
Dispõe, atualmente, de um total de 91 camas de internamento, exclusivamente contratualizadas com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados:
Projetos relacionados
Hold my Hand
Como o faremos
Desenvolvendo uma cultura que aborde em plena consciência a questão dos cuidados em fim de vida;
Capacitando a população para lidar com a questão do fim da vida, no seio familiar e com os profissionais de saúde;
Sensibilizando para a necessidade de assegurar a transmissão das informações contidas num documento com as escolhas e a antecipação de cuidados em fim de vida, entre a pessoa e os familiares, as instalações residenciais e as instituições hospitalares, entre outros;
Ajudando as instituições a promover a autonomia dos seus residentes;
Apoiando as instituições a repensarem sobre o envelhecimento, e considerarem os desejos dos seus residentes.
A quem se destina
População adulta/sociedade civil;
Familiares/cuidadores (formais e informais).
Sobre os parceiros
Anziani e non solo é uma cooperativa social italiana criada em 2004, que promove a aprendizagem ao longo da vida, procura promover o conhecimento e fortalecer as comunidades. As suas áreas de foco/especialização são: educação de adultos e educação vocacional nos setores de saúde e assistência social.
Elderberry é uma PME sueca que realiza formação digital de professores e desenvolvimento, redação, teste, edição e publicação de programas de formação digital.
UNESSA é uma associação de mais de 1.100 serviços de acolhimento, apoio e cuidados para pessoas na Bélgica francófona, que trabalham em diferentes áreas: juventude, idosos, crianças, hospitais, integração social e economia social, deficiência, prevenção e primeira linha, saúde mental.
Hold my Hand
Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.
Contactos
Direção de Cuidados Continuados Integrados | DICCI
Rua Santo António à Estrela, nº 29 E
1350-291 Lisboa
+351 213 921 117*
+351 213 921 108*
geral.dicci@scml.pt
* Custo de chamada para a rede fixa nacional
UCCI Maria José Nogueira Pinto
Rua Chesol, 25, Aldeia de Juso
2750-024 Cascais
+351 214 857 800*
geral.dicci@scml.pt
* Custo de chamada para a rede fixa nacional
UCCI São Roque
Parque de Saúde Púlido Valente – Alameda das Linhas de Torres
1750-147 Lisboa
+351 213 500 960*
geral.dicci@scml.pt
* Custo de chamada para a rede fixa nacional
UCCI Rainha Dona Leonor
Rua Santo António à Estrela
1350-291 Lisboa
+351 213 921 100*
geral.dicci@scml.pt
* Custo de chamada para a rede fixa nacional