50 anos do 25 de abril
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa celebra os 50 anos do 25 de abril com um programa cultural repleto de atividades.
De 19 a 28 de abril, três espaços da instituição – Convento de S. Pedro de Alcântara, Sala de Extrações e Antigo Recolhimento das Merceeiras – vão receber o Santa Casa Jazz Fest, com a participação do Hot Clube de Portugal e com o apoio da Antena 1; exposições permanentes; visitas guiadas; conferências; sessões de poesia; tertúlias, entre outras atividades.
Do programa também faz parte uma Feira do Livro, que conta com a parceria
da Brotéria e da Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Programa
19 a 28 abril / 13h00 – 20h00
EXPOSIÇÃO DE LIVROS
Edições Santa Casa
Brotéria
INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
_LOCAL
Claustro do Convento de São Pedro de Alcântara
24 a 28 abril
ISABEL RATO QUINTETO
MARGEM – QUINTETO DE MARIA CARVALHO
DANIEL BERNARDES
FILIPE RAPOSO
JOÃO MORTÁGUA E CARLOS AZEVEDO
SUL
COMBOS ESCOLA DE JAZZ LUIZ VILLAS-BOAS
_LOCAL
Convento de São Pedro de Alcântara
27 abril a 9 junho
4ª, 5.ª e 6.ª / 14h00 – 18h00
Sábados e Domingos / 10h00 – 18h00
_LOCAL
Antigo Recolhimento das Merceeiras
Rua Augusto Rosa n.º15 – Sé de Lisboa
EXPOSIÇÃO TEMÁTICA “25 DE ABRIL”
Em parceria com a Associação 25 de abril
EXPOSIÇÃO DE CARTAZES ALUSIVOS AOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL
Realizados por crianças e jovens
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS – O OLHAR ANÓNIMO E POPULAR, DA REVOLUÇÃO
Por Félix Esteves
_LOCAL
Convento de São Pedro de Alcântara
Santa Casa
Jazz Fest
24 – 28 ABRIL 2024
Este festival marcará o “regresso” do Hot Clube de Portugal ao centro de Lisboa e nasceu de uma parceria inédita entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e aquele histórico clube de jazz. O festival realiza-se em dois espaços do Convento de São Pedro de Alcântara (Jardim do Abacateiro e Igreja), apresentando uma grande variedade de concertos dentro do jazz, com grupos e artistas emergentes na cena nacional, e ainda apresentações da Escola de Jazz Luiz Villas-Boas.
ROOF
Exposição de Fotografia
EXPOSIÇÃO MULTIDISCIPLINAR IMERSIVA ATRAVÉS DE FOTOGRAFIA, COLAGEM, INSTALAÇÃO E VÍDEO
ROOF retrata as vidas dos que ficam de fora das estatísticas e de quem vive o lado mais escondido da crise da habitação no destino turístico número um da Europa.
As pessoas retratadas nesta obra têm, muitas vezes, que escolher entre pôr comida na mesa ou ter dinheiro para pagar uma renda. Quando saem para trabalhar, não sabem se terão casa quando voltarem. Carregam um segredo e a vergonha de não terem uma habitação condigna.
© MÁRIO CRUZ
1987. Lisboa
No ano em que se celebra o 50.º aniversário da revolução de Abril, que sedimentou a democracia e consagrou na Constituição o direito à habitação, ROOF materializa-se num livro e numa exposição que são uma prova difícil de digerir sobre a crise de habitação que atinge Portugal de forma avassaladora. Muitos dos sujeitos foram fotografados ao longo de uma década, em locais insalubres e indignos. Uns dão lugar a outros, numa cadência sem fim, mas os sítios são os mesmos, acrescidos apenas das marcas deixadas por quem lá passa.
A cidade esconde, agora, os rostos de quem vive em condições desumanas e de quem trava uma batalha solitária pelo acesso a habitação. Estas pessoas sobrevivem das sobras do que outros descartam e ocupam edifícios abandonados, fábricas entaipadas, escolas devolutas ou contentores enferrujados, num esforço de os transformarem em algo que se assemelha a um lar.
27 ABRIL – 9 JUNHO 2024
4ª, 5.ª e 6.ª / 14h00 – 18h00
Sábados e Domingos / 10h00 – 18h00
_LOCAL
Antigo Recolhimento das Merceeiras
Rua Augusto Rosa n.º15 – Sé de Lisboa
O combate que se exige e que está nas nossas mãos exige consagrar o rigor democrático e abandonar os responsáveis da Ditadura, que, como recentemente ficou demonstrado, ainda existem:
- Viva a Liberdade!
- Viva a Constituição e todos os direitos que ela consagra!
- Viva o 25 de Abril!
João Correia
Administrador da Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
UMA INICIATIVA
PARCEIROS FEIRA DO LIVRO
APOIO SANTA CASA JAZZ FEST