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A nossa Ética e Conduta
A ética e a conduta são aspetos basilares da atuação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Temos uma enorme responsabilidade para todos com que interagimos atendendo à imensa amplitude da nossa intervenção em vários domínios da sociedade. Como tal, a integridade, a boa reputação e a idoneidade são pressupostos imprescindíveis para uma concretização plena da nossa missão.
os nossos valores
Respeitar e defender os princípios nacionais e internacionais em matéria de direitos humanos, promovendo a sua divulgação, respeito e universalidade no âmbito da nossa atividade, particularmente no que se refere à não discriminação de grupos vulneráveis, ao respeito pelos direitos civis, políticos, económicos, sociais e culturais dos indivíduos, bem como pelos direitos fundamentais no trabalho.
Estabelecer e fomentar relações baseadas no respeito, na transparência, na integridade e na isenção.
Gerir criteriosa e eficientemente os meios ao nosso dispor, no estrito cumprimento da legislação vigente e para a prossecução dos fins estatutários.
Apostar no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, alicerçado no sentimento de pertença e concretizado na cooperação mútua e na participação de todos.
Incrementar continuamente a modernização dos nossos processos e práticas, criando maior dinamismo e eficácia na prossecução da missão e da visão da instituição.
Reconhecer e cumprir a nossa responsabilidade social e ambiental, com o envolvimento das partes interessadas na prossecução deste compromisso. Promover canais de comunicação regulares que permitam identificar as questões materialmente relevantes e as melhores formas de as abordar num contributo efetivo para o desenvolvimento sustentável.
Implementar e promover a melhoria contínua das medidas de proteção da informação e dos bens necessários ao desenvolvimento das nossas atividades.
Ética
Porque a Missão e os Valores de uma organização se materializam na sua atividade quotidiana, a Santa Casa atua e desenvolve as suas práticas organizacionais segundo critérios éticos e morais, procurando estabelecer relações sustentáveis e duradoras com todas as suas Partes Interessadas.
A boa reputação e a idoneidade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa são atributos fundamentais que suportam a sua história e o seu património imaterial. Para que possam continuar a ser elementos identitários da Instituição, é fundamental que todos – Administração, chefias e colaboradores, independentemente do tipo de vínculo laboral ou posição hierárquica que cada um tenha na Instituição – cumpram os seus princípios e valores éticos, descritos nas diferentes ferramentas internas de regulação e orientação.
Documentação
Consulte o Código de Ética e Conduta da SCML na página de documentação.
Transparência
A transparência da gestão e da atividade organizacional permite garantir o princípio da proteção da confiança daqueles com quem a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa se relaciona. Garantir o acesso à informação é garantir também os princípios de igualdade de tratamento e de participação dos cidadãos.
Divulgamos dados, relatórios e outros documentos, referentes a informação financeira e não-financeira, alguns dos quais de forma periódica, para que as nossas Partes Interessadas tenham conhecimento do modo como desempenhamos o nosso trabalho.
DOCUMENTOS
Consulte a listagem de beneficiários e subvenções públicas na página de documentação.
Contactos
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa
+351 213 235 000*
secretaria-geral@scml.pt
* Custo de chamada para a rede fixa nacional