logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

CMRA volta a receber Natal dos Hospitais

CMRA volta a receber Natal dos Hospitais

A quadra natalícia nem é a mesma sem o Natal dos Hospitais e o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), da Santa Casa, tem sido o palco deste evento nas suas últimas edições. Este ano, a história repetiu-se, numa iniciativa que já faz parte do Natal dos portugueses.

Saúde

Há tradições que nunca mudam e o “Natal dos Hospitais” é uma delas. O programa emblemático da televisão portuguesa emitiu esta quinta-feira, 12 de dezembro, a sua 80ª edição, e voltou a proporcionar momentos de muita alegria aos utentes internados no CMRA e também aos milhares de portugueses que assistiram ao programa em suas casas.

A edição deste ano contou, mais uma vez, com a presenças do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e também do Provedor da Santa Casa, Paulo Sousa, e da restante Mesa.

“Parabéns ao Natal dos Hospitais, que hoje faz 80 anos de vida!” Foi desta forma que Catarina Furtado e José Carlos Malato, os anfitriões do programa, começaram a edição deste ano do evento que povoa as recordações natalícias dos portugueses.

O Provedor da instituição, Paulo Sousa, na sua intervenção, mostrou-se orgulhoso por o CMRA ser, mais uma vez, o palco do Natal dos Hospitais, que considera ser uma das tradições “mais especiais do nosso país”.

Antes de falar sobre o desafio de estar ao “leme” da Misericórdia de Lisboa, Paulo Sousa fez questão de dirigir uma palavra de apreço aos colaboradores da instituição que lidera.

“Todos os dias os nossos profissionais ajudam a construir a Santa Casa e contribuem com o seu empenho diário para que, em conjunto, possamos apoiar milhares de pessoas que necessitam dos nossos cuidados, dos nossos serviços, sempre com uma dedicação inabalável às Boas Causas.”

O Provedor destacou que alguns dos objetivos da instituição passam por dar prioridade às áreas da Saúde, Ação Social, Património e Cultura, referindo ainda que esta Mesa está empenhada “em reforçar as respostas no apoio às populações vulneráveis, seja na área das crianças em risco, com novas estratégias de acolhimento, seja no investimento e aposta em novas e inovadoras respostas”, concluindo que “os planos para 2025 refletem o compromisso da Santa Casa em liderar pelo exemplo, com soluções que promovam a dignidade, a inclusão e a sustentabilidade”.

Outro momento alto do dia foi a chegada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que comemorou neste dia o seu 76º aniversário, e que, cumprindo a tradição, não faltou ao “Natal dos Hospitais”, distribuindo pelos corredores e plateia do CMRA sorrisos, afetos e, claro, selfies.

Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de deixar uma palavra de esperança e carinho a todos os que estão doentes, reforçando que “a esperança é essencial na recuperação” e que, “para além das crenças, é necessário acreditar no futuro”. O Presidente aproveitou também para transmitir um “grande abraço a todos os profissionais de saúde”, lembrando o importante papel que tiveram no combate à Pandemia do Covid-19.

Já no final da sua intervenção, e antes de se cantar os parabéns ao aniversariante, Marcelo Rebelo de Sousa frisou o papel “essencial” dos cuidadores informais, deixando um apelo às instituições para que cuidem “das pessoas que cuidam de outros”.

Ao longo de todo o dia (das 9h00 às 20h00), a edição do Natal dos Hospitais 2024 contou com vários artistas portugueses, que foram partilhando mensagens de esperança e solidariedade.

O Natal dos Hospitais é o programa de entretenimento mais antigo da televisão portuguesa, tendo sido criado com o objetivo de animar os doentes internados nos hospitais nesta época do ano.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas