Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel
O Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel (CFP da ASI), localizado em Albarraque/Sintra, num espaço envolvente com uma área aproximada de cerca de 6 hectares em pleno contacto com a natureza, tem mais de 30 anos de história na educação e formação de jovens.
O CFP da ASI reúne um conjunto de condições distintivas que promovem/garantem sustentabilidade ambiental e as condições para a qualidade da educação e da formação dos jovens que o frequentam.
OFERTA FORMATIVA PARA O ANO LETIVO 2023/2024
Inscrições abertas de 10 de abril a 30 de julho de 2023
A abertura dos cursos está condicionada ao número de candidatos.
Tendo em conta o Plano de Formação para 2022/2023, o ano letivo terá inicio no dia 12 de setembro de 2023.
Apoios:
- Bolsa de formação (mensal);
- Seguro de acidentes pessoais;
- Subsídio de transporte (passe);
- Transporte fornecido pela Santa Casa, para jovens provenientes de Lisboa;
- Reforço alimentar da manhã e almoço;
- Material escolar e oficinal;
- Estágio (Formação Prática em Contexto de Trabalho).
CANDIDATURA
Documentação necessária a anexar:
- Cópia do Cartão de Cidadão do candidato e do Encarregado de Educação;
- Caso não possua Cartão de Cidadão anexe cópia do Bilhete de Identidade / Autorização de Residência ou outro, conjuntamente com cópia do Número de Identificação Fiscal;
- Certificado de Habilitações do/a candidato/a;
- Informação sobre o Tratamento de Dados Pessoais – PDF | 171 KB
Faça download da ficha de candidatura e envie para candidaturas.asi@scml.pt ou entregue pessoalmente na Aldeia de Santa Isabel, após preenchimento da mesma.
ENSINO-APRENDIZAGEM
A prática pedagógica de ensino-aprendizagem de jovens assente no conceito de convergência curricular é prosseguida pela ASI. Convergência significa pôr disciplinas a comunicar entre si, as componentes “escolares” dos cursos a dialogarem com a componente tecnológica (oficinal/prática) e vice-versa. Desta forma, os conhecimentos transmitidos podem resultar em competências que os jovens percecionem como úteis para a sua profissão e vida.
O modelo de convergência curricular, assente em trabalhos por projeto, implica a passagem de:
- Formandos dependentes do formador para formandos implicados e corresponsabilizados na procura de competências e de saberes, cooperando com os colegas numa lógica de temáticas de interesse comum;
- Formadores autossuficientes (nas suas disciplinas e componentes) para formadores que procuram os seus pares (parcerias pedagógicas desejadas e não rejeitadas);
- Espaços físicos de aprendizagem (oficinas/salas) organizadas em “U” ou em carreirinhas de mesas, para espaços de aprendizagem úteis e organizados em função das atividades a desenvolver;
- Um trabalho individual para uma lógica de trabalho em pequenos grupos/aprendizagem cooperativa;
- Um processo ensino-aprendizagem assente na exposição de conteúdos para uma organização de conteúdos desenvolvida em pequenos projetos.
PROJETOS E PRÁTICAS
O modelo de educação, formação e ação social intergeracional aqui desenvolvido integra uma lógica de flexibilidade curricular e uma metodologia de ensino-aprendizagem que desconstrói a teoria, aproximando-a do saber-fazer (convergência de saberes), de forma a reforçar a aquisição de saberes por parte dos jovens (formandos) e simultaneamente permitir a sua participação em atividades de desenvolvimento pessoal e social durante o percurso formativo, tais como, dança, música e expressão artística, mas também práticas de voluntariado social e participação comunitária intergeracional, em estreita articulação com as necessidades e desafios da vida comunitária (educação não formal).
NÚCLEO PARA A APRENDIZAGEM E PROFISSIONALIZAÇÃO
Estrutura que dá apoio ao Centro de Formação Profissional e que tem como objetivo a promoção de um clima de bem-estar na comunidade educativa, através de um modelo de gestão de resolução de conflitos e de indisciplina, atuando na prevenção de comportamentos disruptivos. É também uma estrutura que garante o desenvolvimento de ambientes e práticas educativas propícias à aprendizagem, a todos os níveis – social, pessoal e formativo – e à inserção profissional dos jovens no mercado de trabalho.
ALDEIA DE SANTA ISABEL
Fundado pelo Padre Agostinho da Motta, que o inaugurou em dezembro de 1923, o Orfanato Escola Santa Isabel foi a instituição que antecedeu a criação da Aldeia de Santa Isabel. Já em Sintra, a Aldeia-Orfanato foi construída a partir de 1931, por iniciativa de José Ribeiro Espírito Santo Silva.