Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel

O Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel (CFP da ASI), localizado em Albarraque/Sintra, num espaço envolvente com uma área aproximada de cerca de 6 hectares em pleno contacto com a natureza, tem mais de 30 anos de história na educação e formação de jovens. 

 

O CFP da ASI reúne um conjunto de condições distintivas que promovem/garantem sustentabilidade ambiental e as condições para a qualidade da educação e da formação dos jovens que o frequentam.

Conheças as condições oferecidas:

Aldeia de Santa Isabel - Centro de Formação Profissional

Inscrições abertas de 10 de abril a 30 de julho de 2023

Operador/a de Jardinagem*

Nível 1 - Equivalência ao 6º ano

Destinatários/Condições de Acesso:

  • Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
  • Titulares do 4º ou 5º ano de escolaridade;
  • Com uma ou mais retenções;
  • Em abandono ou em risco de abandono escolar.

 

Certificação:

Percurso formativo de 1 ano letivo com obtenção de dupla certificação: certificação escolar de 6º ano (2º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 1.

 

*Abertura dos cursos condicionada ao número de candidatos

Assistente de Cabeleireiro*

Nível 2 - Equivalência ao 9º ano

Destinatários/Condições de Acesso:

  • Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
  • Titulares do 6º, 7º ou frequência do 8º ano de escolaridade;
  • Com uma ou mais retenções;
  • Em abandono ou em risco de abandono escolar.

 

Certificação:

Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação: certificação escolar de 9º ano (3º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.

 

*Abertura dos cursos condicionada ao número de candidatos

Costureiro/a Industrial de Tecidos*

Nível 2 - Equivalência ao 9º ano

Destinatários/Condições de Acesso:

  • Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
  • Titulares do 6º, 7º ou frequência do 8º ano de escolaridade;
  • Com uma ou mais retenções;
  • Em abandono ou em risco de abandono escolar.

 

Certificação:

Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação: certificação escolar de 9º ano (3º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.

 

*Abertura dos cursos condicionada ao número de candidatos

Manicura/Pedicura*

Nível 2 - Equivalência ao 9º ano

Destinatários/Condições de Acesso:

  • Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
  • Titulares do 6º, 7º ou frequência do 8º ano de escolaridade;
  • Com uma ou mais retenções;
  • Em abandono ou em risco de abandono escolar.

 

Certificação:

Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação: certificação escolar de 9º ano (3º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.

 

*Abertura dos cursos condicionada ao número de candidatos

Carpinteiro/a de Limpos

Nível 2 - Equivalência ao 9º ano

Destinatários/Condições de Acesso:

  • Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
  • Titulares do 6º, 7º ou frequência do 8º ano de escolaridade;
  • Com uma ou mais retenções;
  • Em abandono ou em risco de abandono escolar.

 

Certificação:

Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação: certificação escolar de 9º ano (3º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.

 

*Abertura dos cursos condicionada ao número de candidatos

Pintor/a de Construção Civil*

Nível 2 - Equivalência ao 9º ano

Destinatários/Condições de Acesso:

  • Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
  • Titulares do 6º, 7º ou frequência do 8º ano de escolaridade;
  • Com uma ou mais retenções;
  • Em abandono ou em risco de abandono escolar.

 

Certificação:

Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação: certificação escolar de 9º ano (3º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.

 

*Abertura dos cursos condicionada ao número de candidatos

Pintor/a de Veículos*

Nível 2 - Equivalência ao 9º ano

Destinatários/Condições de Acesso:

  • Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
  • Titulares do 6º, 7º ou frequência do 8º ano de escolaridade;
  • Com uma ou mais retenções;
  • Em abandono ou em risco de abandono escolar.

 

Certificação:

Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação: certificação escolar de 9º ano (3º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.

 

*Abertura dos cursos condicionada ao número de candidatos

Reparador/a de Carroçarias de Automóveis Ligeiros*

Nível 2 - Equivalência ao 9º ano

Destinatários/Condições de Acesso:

  • Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
  • Titulares do 6º, 7º ou frequência do 8º ano de escolaridade;
  • Com uma ou mais retenções;
  • Em abandono ou em risco de abandono escolar.

 

Certificação:

Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação: certificação escolar de 9º ano (3º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.

 

*Abertura dos cursos condicionada ao número de candidatos

Cabeleireiro/a - Aprendizagem*

Nível 4 - Equivalência ao 12º ano

Destinatários/Condições de Acesso:

  • Jovens e adultos, com idade até aos 29 anos (inclusive), que tenham o 9.º ano de escolaridade, ou habilitação legalmente equivalente, sem a conclusão do ensino secundário.

 

Certificação:
Percurso formativo de 3 anos letivos com obtenção de dupla certificação: qualificação escolar de 12º ano (ensino secundário) e uma qualificação profissional de nível 4.

Permite, ainda, a seguinte certificação intermédia:

  • 10.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 1.º período de formação
  • 11.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 2.º período de formação

Permite o prosseguimento de estudos numa modalidade de educação e formação, ou de nível superior.

 

*Abertura condicionada ao nº de candidatos

Técnico/a de Reparação e Pintura de Carroçarias - Aprendizagem*

Nível 4 - Equivalência ao 12º ano

Destinatários/Condições de Acesso:

  • Jovens e adultos, com idade até aos 29 anos (inclusive), que tenham o 9.º ano de escolaridade, ou habilitação legalmente equivalente, sem a conclusão do ensino secundário.

 

Certificação:
Percurso formativo de 3 anos letivos com obtenção de dupla certificação: qualificação escolar de 12º ano (ensino secundário) e uma qualificação profissional de nível 4.

Permite, ainda, a seguinte certificação intermédia:

  • 10.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 1.º período de formação
  • 11.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 2.º período de formação

Permite o prosseguimento de estudos numa modalidade de educação e formação, ou de nível superior.

 

*Abertura condicionada ao nº de candidatos

Técnico/a de Instalações Elétricas - Aprendizagem*

Nível 4 - Equivalência ao 12º ano

Destinatários/Condições de Acesso:

  • Jovens e adultos, com idade até aos 29 anos (inclusive), que tenham o 9.º ano de escolaridade, ou habilitação legalmente equivalente, sem a conclusão do ensino secundário.

 

Certificação:
Percurso formativo de 3 anos letivos com obtenção de dupla certificação: qualificação escolar de 12º ano (ensino secundário) e uma qualificação profissional de nível 4.

Permite, ainda, a seguinte certificação intermédia:

  • 10.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 1.º período de formação
  • 11.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 2.º período de formação

Permite o prosseguimento de estudos numa modalidade de educação e formação, ou de nível superior.

 

*Abertura condicionada ao nº de candidatos

 

 

A abertura dos cursos está condicionada ao número de candidatos.

Tendo em conta o Plano de Formação para 2022/2023, o ano letivo terá inicio no dia 12 de setembro de 2023.

  • Bolsa de formação (mensal);
  • Seguro de acidentes pessoais;
  • Subsídio de transporte (passe);
  • Transporte fornecido pela Santa Casa, para jovens provenientes de Lisboa;
  • Reforço alimentar da manhã e almoço;
  • Material escolar e oficinal;
  • Estágio (Formação Prática em Contexto de Trabalho).

Documentação necessária a anexar:

  • Cópia do Cartão de Cidadão do candidato e do Encarregado de Educação;
  • Caso não possua Cartão de Cidadão anexe cópia do Bilhete de Identidade / Autorização de Residência  ou outro, conjuntamente com cópia do Número de Identificação Fiscal;
  • Certificado de Habilitações do/a candidato/a;
  • Informação sobre o Tratamento de Dados Pessoais – PDF | 171 KB

 

Faça download da ficha de candidatura e envie para candidaturas.asi@scml.pt ou entregue pessoalmente na Aldeia de Santa Isabel, após preenchimento da mesma.

 

 

 

A prática pedagógica de ensino-aprendizagem de jovens assente no conceito de convergência curricular é prosseguida pela ASI. Convergência significa pôr disciplinas a comunicar entre si, as componentes “escolares” dos cursos a dialogarem com a componente tecnológica (oficinal/prática) e vice-versa. Desta forma, os conhecimentos transmitidos podem resultar em competências que os jovens percecionem como úteis para a sua profissão e vida.

O modelo de convergência curricular, assente em trabalhos por projeto, implica a passagem de:

  • Formandos dependentes do formador para formandos implicados e corresponsabilizados na procura de competências e de saberes, cooperando com os colegas numa lógica de temáticas de interesse comum;
  • Formadores autossuficientes (nas suas disciplinas e componentes) para formadores que procuram os seus pares (parcerias pedagógicas desejadas e não rejeitadas);
  • Espaços físicos de aprendizagem (oficinas/salas) organizadas em “U” ou em carreirinhas de mesas, para espaços de aprendizagem úteis e organizados em função das atividades a desenvolver;
  • Um trabalho individual para uma lógica de trabalho em pequenos grupos/aprendizagem cooperativa;
  • Um processo ensino-aprendizagem assente na exposição de conteúdos para uma organização de conteúdos desenvolvida em pequenos projetos.

O modelo de educação, formação e ação social intergeracional aqui desenvolvido integra uma lógica de flexibilidade curricular e uma metodologia de ensino-aprendizagem que desconstrói a teoria, aproximando-a do saber-fazer (convergência de saberes), de forma a reforçar a aquisição de saberes por parte dos jovens (formandos) e simultaneamente permitir a sua participação em atividades de desenvolvimento pessoal e social durante o percurso formativo, tais como, dança, música e expressão artística, mas também práticas de voluntariado social e participação comunitária intergeracional, em estreita articulação com as necessidades e desafios da vida comunitária (educação não formal).

Estrutura que dá apoio ao Centro de Formação Profissional e que tem como objetivo a promoção de um clima de bem-estar na comunidade educativa, através de um modelo de gestão de resolução de conflitos e de indisciplina, atuando na prevenção de comportamentos disruptivos. É também uma estrutura que garante o desenvolvimento de ambientes e práticas educativas propícias à aprendizagem, a todos os níveis – social, pessoal e formativo – e à inserção profissional dos jovens no mercado de trabalho.

Fundado pelo Padre Agostinho da Motta, que o inaugurou em dezembro de 1923, o Orfanato Escola Santa Isabel foi a instituição que antecedeu a criação da Aldeia de Santa Isabel. Já em Sintra, a Aldeia-Orfanato foi construída a partir de 1931, por iniciativa de José Ribeiro Espírito Santo Silva.