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Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel

rapaz a soldar

Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel

O Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel (CFP da ASI), localizado em Albarraque/Sintra, num espaço envolvente com uma área aproximada de cerca de 6 hectares em pleno contacto com a natureza, tem mais de 30 anos de história na educação e formação de jovens.

rapaz a soldar

O CFP da ASI reúne um conjunto de condições distintivas que promovem/garantem sustentabilidade ambiental e as condições para a qualidade da educação e da formação dos jovens que o frequentam.

  • Uma equipa de acompanhamento interdisciplinar de psicólogos, assistentes sociais e educadores;
  • Pares pedagógicos (dois formadores) por turma no desenvolvimento da componente tecnológica (oficinas) do curso;
  • A componente tecnológica do curso é desenvolvida em oficinas que reproduzem contextos reais de trabalho em empresa;
  • Práticas colaborativas de ensino-aprendizagem em co-docência em 25% da carga horária total do curso;
  • Modelo pedagógico assente no princípio da convergência de saberes entre a componente teórica e a componente prática do curso;
  • Disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social nos cursos de educação e formação de jovens (Dança, Música e Expressão Artística);
  • Componente de projeto no domínio das artes/expressão artística e olaria nos cursos de aprendizagem (Nível 4 – 12º Ano);
  • Aulas de apoio de Português língua não materna.

Oferta formativa regulada por Despacho Normativo próprio no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações (DN nº15/2017 de 2 outubro)

CONTRATAÇÃO DE FORMADORES EM REGIME DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Local: Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel

Tal como definido no Despacho Normativo nº15/2017, de 2 de outubro, que regulamenta a atividade formativa do Centro de Formação Profissional (CFP) da Aldeia de Santa Isabel (ASI), da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), comunicamos que estão abertas as candidaturas para o recrutamento de formadores em regime de prestação de serviço.

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Aldeia de Santa Isabel – Centro de Formação Profissional

OFERTA FORMATIVA PARA O ANO LETIVO 2024/2025

Candidaturas abertas até 30 de junho.

Abertura dos cursos condicionada ao número de candidatos.

Tendo em conta o Plano de Formação para 2024/2025, o ano letivo terá inicio em setembro de 2024.

Pessoa a costurar com máquina industrial

NÍVEL 1 - EQUIVALÊNCIA AO 6.º ANO

Costureiro/a Industrial de Tecidos

Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
Titulares do 4.º ou 5.º ano de escolaridade;
Com uma ou mais retenções;
Em abandono ou em risco de abandono escolar.

Certificação:
Percurso formativo de 1 ano letivo com obtenção de dupla certificação:

  • Certificação escolar de 6.º ano (2.º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 1.
Jardineiros cuidam de canteiros

NÍVEL 1 - EQUIVALÊNCIA AO 6.º ANO

Operador/a de jardinagem

Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
Titulares do 4.º ou 5.º ano de escolaridade;
Com uma ou mais retenções;
Em abandono ou em risco de abandono escolar.

Certificação:
Percurso formativo de 1 ano letivo com obtenção de dupla certificação:

  • Certificação escolar de 6.º ano (2.º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 1.
Operador/a de jardinagem

Nível 2 - Equivalência ao 9.º ano

Operador/a de jardinagem

Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
Titulares do 6.º, 7.º ou frequência do 8.º ano de escolaridade;
Com uma ou mais retenções;
Em abandono ou em risco de abandono escolar.

Certificação:
Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação:

  • Certificação escolar de 9.º ano (3.º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.
Costureiro/a industrial de tecidos

Nível 2 - Equivalência ao 9.º ano

Costureiro/a Industrial de Tecidos

Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
Titulares do 6.º, 7.º ou frequência do 8.º ano de escolaridade;
Com uma ou mais retenções;
Em abandono ou em risco de abandono escolar.

Certificação: 
Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação:

  • Certificação escolar de 9.º ano (3.º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.
Carpinteiro/a de limpos

Nível 2 - Equivalência ao 9.º ano

Carpinteiro/a de limpos

Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
Titulares do 6.º, 7.º ou frequência do 8.º ano de escolaridade;
Com uma ou mais retenções;
Em abandono ou em risco de abandono escolar.

Certificação:
Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação:

  • Certificação escolar de 9.º ano (3.º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.
aluno/a a pintar unhas a outra pessoa

NÍVEL 2 - EQUIVALÊNCIA AO 9.° ANO

Manicura/Pedicura

Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
Titulares do 6.º, 7.º ou frequência do 8.º ano de escolaridade;
Com uma ou mais retenções;
Em abandono ou em risco de abandono escolar.

Certificação:
Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação:

  • Certificação escolar de 9.º ano (3.º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.
Cozinheiro apresenta prato

Nível 2 - Equivalência ao 9.º ano

Cozinheiro/a

Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
Titulares do 6.º, 7.º ou frequência do 8.º ano de escolaridade;
Com uma ou mais retenções;
Em abandono ou em risco de abandono escolar.

Certificação:
Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação:

  • Certificação escolar de 9.º ano (3.º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.
Técnico/a de instalações elétricas

Nível 2 - Equivalência ao 9.º ano

Eletricista de Instalações

Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
Titulares do 6.º, 7.º ou frequência do 8.º ano de escolaridade;
Com uma ou mais retenções;
Em abandono ou risco de  abandono escolar.

Certificação:
Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação:

  • Certificado escolar de 9.º ano (3º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.

 

empregado de bar prepara bebida

Nível 2 - Equivalência ao 9.º ano

Empregado/a de Restaurante/Bar

Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
Titulares do 6.º, 7.º ou frequência do 8.º ano de escolaridade;
Com uma ou mais retenções;
Em abandono ou em risco de abandono escolar.

Certificação:
Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação:

  • Certificação escolar de 9.º ano (3.º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.

NÍVEL 2 - EQUIVALÊNCIA AO 9.º ANO​

Operador/a de Informática

Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens com idade igual ou superior a 15 anos e inferior a 18 anos de idade;
Titulares do 6.º, 7.º ou frequência do 8.º ano de escolaridade;
Com uma ou mais retenções;
Em abandono ou em risco de abandono escolar.

Certificação:
Percurso formativo de 2 anos letivos com obtenção de dupla certificação:

  • Certificação escolar de 9.º ano (3.º ciclo do ensino básico) e uma qualificação profissional de nível 2.

Nível 4 - Equivalência ao 12.º ano

Técnico/a de Instalações Elétricas - Aprendizagem

Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens e adultos, com idade até aos 29 anos (inclusive), que tenham o 9.º ano de escolaridade, ou habilitação legalmente equivalente, sem a conclusão do ensino secundário.

Certificação:
Percurso formativo de 3 anos letivos com obtenção de dupla certificação:

  • Qualificação escolar de 12.º ano (ensino secundário) e uma qualificação profissional de nível 4.

Permite, ainda, a seguinte certificação intermédia:

  • 10.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 1.º período de formação;
  • 11.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 2.º período de formação.

Permite o prosseguimento de estudos numa modalidade de educação e formação, ou de nível superior.

Nível 4 - Equivalência ao 12.º ano

Técnico/a de Reparação e Pintura de Carroçarias - Aprendizagem

Destinatários/Condições de Acesso:
Jovens e adultos, com idade até aos 29 anos (inclusive), que tenham o 9.º ano de escolaridade, ou habilitação legalmente equivalente, sem a conclusão do ensino secundário.

Certificação:
Percurso formativo de 3 anos letivos com obtenção de dupla certificação:

  • Qualificação escolar de 12.º ano (ensino secundário) e uma qualificação profissional de nível 4.

Permite, ainda, a seguinte certificação intermédia:

  • 10.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 1.º período de formação;
  • 11.º Ano de escolaridade, com a conclusão do 2.º período de formação.

Permite o prosseguimento de estudos numa modalidade de educação e formação, ou de nível superior.

vista exterior da aldeia de santa isabel

APOIOS

  • Bolsa de formação (mensal);
  • Seguro de acidentes pessoais;
  • Transporte fornecido pela Santa Casa para jovens provenientes de Lisboa;
  • Reforço alimentar da manhã, almoço e lanche;
  • Material escolar e oficinal;
  • Estágio (Formação prática em contexto de trabalho).

CANDIDATURAS

Documentação necessária para o preenchimento do formulário

Prepare em formato PDF ou JPG os seguintes documentos para anexar ao formulário de inscrição:

  • Cópia do Cartão de Cidadão do Candidato e do Encarregado de Educação;

  • Caso não possua Cartão de Cidadão anexe cópia do Bilhete de Identidade / Autorização de Residência / Passaporte ou outro, conjuntamente com cópia do Número de Identificação Fiscal;

  • Certificado de Habilitações do/a candidato/a.

ENSINO-APRENDIZAGEM

A prática pedagógica de ensino-aprendizagem de jovens assente no conceito de convergência curricular é prosseguida pela ASI. Convergência significa pôr disciplinas a comunicar entre si, as componentes “escolares” dos cursos a dialogarem com a componente tecnológica (oficinal/prática) e vice-versa. Desta forma, os conhecimentos transmitidos podem resultar em competências que os jovens percecionem como úteis para a sua profissão e vida.

O modelo de convergência curricular, assente em trabalhos por projeto, implica a passagem de:

  • Formandos dependentes do formador para formandos implicados e corresponsabilizados na procura de competências e de saberes, cooperando com os colegas numa lógica de temáticas de interesse comum;
  • Formadores autossuficientes (nas suas disciplinas e componentes) para formadores que procuram os seus pares (parcerias pedagógicas desejadas e não rejeitadas);
  • Espaços físicos de aprendizagem (oficinas/salas) organizadas em “U” ou em carreirinhas de mesas, para espaços de aprendizagem úteis e organizados em função das atividades a desenvolver;
  • Um trabalho individual para uma lógica de trabalho em pequenos grupos/aprendizagem cooperativa;
  • Um processo ensino-aprendizagem assente na exposição de conteúdos para uma organização de conteúdos desenvolvida em pequenos projetos.

PROJETOS E PRÁTICAS

O modelo de educação, formação e ação social intergeracional aqui desenvolvido integra uma lógica de flexibilidade curricular e uma metodologia de ensino-aprendizagem que desconstrói a teoria, aproximando-a do saber-fazer (convergência de saberes), de forma a reforçar a aquisição de saberes por parte dos jovens (formandos) e simultaneamente permitir a sua participação em atividades de desenvolvimento pessoal e social durante o percurso formativo, tais como, dança, música e expressão artística, mas também práticas de voluntariado social e participação comunitária intergeracional, em estreita articulação com as necessidades e desafios da vida comunitária (educação não formal).

NÚCLEO PARA A APRENDIZAGEM E PROFISSIONALIZAÇÃO

Estrutura que dá apoio ao Centro de Formação Profissional e que tem como objetivo a promoção de um clima de bem-estar na comunidade educativa, através de um modelo de gestão de resolução de conflitos e de indisciplina, atuando na prevenção de comportamentos disruptivos. É também uma estrutura que garante o desenvolvimento de ambientes e práticas educativas propícias à aprendizagem, a todos os níveis – social, pessoal e formativo – e à inserção profissional dos jovens no mercado de trabalho.

ALDEIA DE SANTA ISABEL

Fundado pelo Padre Agostinho da Motta, que o inaugurou em dezembro de 1923, o Orfanato Escola Santa Isabel foi a instituição que antecedeu a criação da Aldeia de Santa Isabel. Já em Sintra, a Aldeia-Orfanato foi construída a partir de 1931, por iniciativa de José Ribeiro Espírito Santo Silva.

Aldeia de Santa Isabel

Contactos

Centro de Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel
Avenida dos Combatentes
2635-029 Albarraque, Rio de Mouro

+351 219 155 925*
+351 219 155 949*

* Custo de chamada para a rede fixa nacional

WhatsApp
+351 919 992 480

candidaturas.asi@scml.pt

Jardim da Aldeia de Santa Isable

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas