Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico detém à sua guarda a documentação que testemunha a estrutura orgânica, as funções e atividades da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ao longo do seu percurso institucional multissecular.

Cabe ao Arquivo Histórico da Misericórdia de Lisboa coordenar e garantir o funcionamento e a guarda dos arquivos definitivo e intermédio, que são constituídos, essencialmente, por documentos produzidos e recebidos pela Instituição. Além disso, tem a seu cargo a organização da biblioteca de Livro Antigo. Compete-lhe reunir, organizar, descrever, conservar, divulgar e disponibilizar o acervo documental da Santa Casa e da sua biblioteca histórica.

O arquivo recebe massas documentais acumuladas pelos diversos Serviços da Instituição, fazendo a respetiva avaliação e seleção, nos termos definidos pela Portaria 6/2017 (de 4 de janeiro), que aprova o regulamento de gestão de documentos da Misericórdia de Lisboa. Este Serviço coordena, ainda, o processo de eliminação da documentação sem valor secundário ou histórico, com base nos pressupostos patentes neste diploma legal.

Com o grande terramoto de 1755 e o violento incêndio que se seguiu, a Misericórdia de Lisboa viu destruído grande parte do seu património e documentação. Por esta razão, conservam-se, sobretudo, no Arquivo Histórico, documentos de meados do século XVIII até aos nossos dias.

A documentação histórica da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, acondicionada em cerca de 6 km de prateleiras, é constituída, sobretudo, por documentos em suporte de papel, pergaminho, fotografias e registos sonoros.

O Arquivo Histórico garante ainda a guarda e tratamento técnico da coleção de Livro Antigo da Santa Casa (séculos XV a XVIII), constituída por um relevante conjunto de impressos de tipografia portuguesa e estrangeira, num total de cerca de 5.000 títulos, originários das antigas livrarias da Misericórdia de Lisboa, do Convento de São Pedro de Alcântara ou da Casa dos Marqueses de Alegrete.

Reprodução de documentos
Apoio à pesquisa
Visitas guiadas

Para apoio ao utilizador, agendamento de consulta presencial ou solicitação de outros serviços relacionados com o Arquivo Histórico, contacte por favor arquivo.historico@scml.pt.

O fundo documental da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é constituído por um conjunto orgânico de documentos produzidos ou recebidos pela Santa Casa no exercício da sua atividade e classificado pelas seguintes áreas:

Fundo: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Outros Fundos

Estes “sinais” são compostos, na sua maioria, por um “bilhete”, normalmente em suporte de papel, no qual o progenitor, ou alguém por ele, registava informação sobre o menor, considerada necessária ou útil.

Esta série documental é constituída por mais de 86.700 “sinais”, o que torna este conjunto um dos mais significativos em termos numéricos e de abrangência cronológica.

A importância deste documento reside, não só, no facto de representar os estatutos da Confraria da Misericórdia que assentam fundamentalmente nas 14 Obras de Misericórdia, 7 Corporais e 7 Espirituais, como também na possibilidade da difusão deste texto basilar seguido por todas as Confrarias da Misericórdia, tanto em Portugal continental como além-mar, ou seja, nos territórios onde os portugueses marcaram presença.

Dentro do Arquivo

As guardiãs da história da Santa Casa

Sinais de Expostos - Conservação e Restauro

HORÁRIOS

Sala de Leitura Vítor Ribeiro
Todos os dias úteis: 9:30 às 17:00

 

A requisição de documentos deve ser feita até 30 minutos antes do encerramento.

Informações

213 235 738

 

E-mail

arquivo.historico@scml.pt

 

Morada

Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa

 

 

Pedir informações