Início / Lisboa Social Mitra
Lisboa Social Mitra
A Santa Casa pretende transformar a Mitra num polo de inovação único na área da economia social, com vista a servir os públicos mais vulneráveis da cidade de Lisboa.
Acolher projetos de natureza social, económica, ambiental, de inovação e empreendedorismo, integrar espaços comunitários e criar um conjunto de respostas facilitadoras e de apoio às pessoas com mais dificuldades de integração na sociedade são os principais objetivos da Lisboa Social Mitra, o novo polo de economia social da cidade.
A estratégia de intervenção na Mitra baseia‑se na reestruturação e reabilitação do edificado e da quinta, com vista à dinamização, integração social, motivação e formação dos utentes e à disponibilização de outros tipos de resposta a quem apresenta necessidades urgentes.
A Lisboa Social Mitra é uma resposta integrada e aberta à sociedade que assenta em valores de relevo como a solidariedade, diversidade e inclusão.
Vídeo
Lisboa Social Mitra
SERVIÇOS
Valor T
Lançada em 2021, a Valor T – Talento e Transformação é uma plataforma que visa promover a empregabilidade de pessoas com deficiência, valorizando as suas competências e talentos e comprometendo as empresas na implementação de uma cultura empresarial aberta e inclusiva.
Casa do Impacto e Vila Social
Nestes espaços prevê-se desenvolver um programa que garanta, às organizações de impacto e de economia social, capacidade de instalação para dinamizar o empreendedorismo e a inovação social, através da agregação e apoio a iniciativas transformadoras para a sociedade.
Prevê a criação de espaços de incubação e coworking, de empresas, ONG e startups, com possibilidade de investimento e financiamento.
Academia de Economia Social
Destina-se a promover a capacitação das entidades da economia social, dos seus líderes e equipas, preparando-os para enfrentarem os maiores desafios sociais do futuro. O programa funcional desta academia prevê salas de aula para formação em diferentes modelos, zonas de estar e de lazer, entre outras soluções.
Residência para idosos
Mantendo a sua utilidade de Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), esta residência tem capacidade para albergar cerca de 60 utentes com dificuldades físicas e/ou cognitivas, com o objetivo de promover a sua autonomia e integração na sociedade. A residência irá contar ainda com serviços de apoio, uma área de convívio e outra de atividades.
Creche Domingos Barreiro
O projeto consiste na reinstalação do Centro de Acolhimento Infantil (CAI) Domingos Barreiro, atualmente localizado na Unidade de Saúde com o mesmo nome, para um novo edifício que será construído na zona norte, junto à Quinta da Mitra.
Espaço e quinta comunitários
Composto por um pavilhão e um jardim, a Comunidade pretende ser um espaço de lazer e ponto de encontro dos utentes e de todos os que queiram usufruir da Mitra, sendo objetivo do mesmo promover a interação e contribuir para a integração social.
A quinta comunitária será um local de estímulo multissensorial e de produção hortícola, fundamental para o ciclo alimentar da Lisboa Social Mitra, onde todos os utentes, desde idosos a crianças, poderão participar.
PLANTA
- VALOR T | Pavilhão B | 830m2
- CASA DO IMPACTO E VILA SOCIAL | Pavilhão C – J | 6.130m2
- ACADEMIA SOCIAL | Edificado Sul | 2.600m2
- RESIDÊNCIA PARA IDOSOS | Edifício Tejo + Pavilhão K | 2.120m2 + 720m2
- CRECHE DOMINGOS BARREIRO | Edificado Norte | 1.305m2
- COMUNIDADE | Pavilhão A + Jardim Santo António | 730m2 + 360m2
- QUINTA COMUNITÁRIA | Quinta da Mitra | 4.000m2
HISTÓRIA, PATRIMÓNIO E ARQUITETURA
“Vai pr’á Mitra!” é uma expressão no léxico alfacinha que corresponde a um insulto a outra pessoa que está a incomodar, desejando que esta se afaste. Ainda hoje, “ir para a Mitra” significa o fim da linha, a consequência catastrófica dos maus vícios e das más escolhas feitas ao longo da vida.
Porém, a “Mitra” encerra várias histórias encadeadas no mesmo local: o palácio do Patriarca, a Fábrica Seixas e o Albergue de Mendicidade, todas elas desejando concretizar ideias novas para Portugal, com vista ao seu desenvolvimento económico, social e diplomático. Naturalmente, cada uma destas perspetivas assenta nas preocupações dominantes de cada época e aplica as metodologias consideradas mais adequadas, apesar de hoje poderem ser consideradas desajustadas.
Contactos
Lisboa Social Mitra – Polo de Inovação Social
Rua do Açúcar, 1-15, Beco da Mitra
1950-204 Lisboa
+351 213 235 000*
secretaria-geral@scml.pt
* Custo de chamada para a rede fixa nacional