logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Ser voluntário é deixar a marca na vida de alguém

Ser voluntário é deixar a marca na vida de alguém

Os voluntários são o espírito e a génese Santa Casa. São homens e mulheres que enriquecem a instituição, identificam-se com a Missão, vestem a “camisola” e com muito afeto, responsabilidade e entrega ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas alvo de intervenção da Santa Casa.

Sobre nós

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) celebra esta quinta-feira, 5 de dezembro, o Dia Internacional dos Voluntários, com um conjunto de iniciativas que visa homenagear os voluntários que se dedicam a ajudar os outros.

O Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social dos Povos foi proclamado em 1985 pelas Nações Unidas. Nos últimos anos, governos e sociedade civil têm sido convidados a celebrar esta data que visa sensibilizar, valorizar, incentivar e dar visibilidade aos voluntários e às práticas de voluntariado em todo o mundo.

Ser o tempo” que os outros precisam

Os voluntários são o espírito e a génese Santa Casa. São homens e mulheres que enriquecem a instituição, identificam-se com a Missão, vestem a “camisola” e com muito afeto, responsabilidade e entrega ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas alvo de intervenção da Santa Casa.

São mais de 400 os voluntários que participam ativamente no trabalho da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, num compromisso que é assumido com rigor: há uma entrevista, formação e enquadramento e tem de ser desenvolvido de forma regular. Os voluntários da instituição dão apoio a mais de oito mil beneficiários, estando presentes em cerca de uma centena de equipamentos (de creches a centros de dia e unidades de saúde).

A Santa Casa assinalou a efeméride Maria Imaginário, 33 anos, artista visual e ilustradora, e seis voluntários da Santa Casa juntaram-se esta quinta-feira de manhã, 5 de dezembro, para pintar um mural alusivo ao Dia Internacional dos Voluntários, na Calçada da Glória.

Um coração com olhos, bochechas, boca e com um olhar simpático foi o desenho escolhido pela artista para ilustrar a efeméride. Para Maria Imaginário, o coração é um símbolo que todos identificam facilmente – independentemente da sua raça, credo, género ou idade – com compaixão e solidariedade.

Lia Matias, voluntária da instituição, e estreante na arte urbana, estava radiante por estar a grafitar o painel na Calçada da Glória. Primeiro nervosa, sem saber por onde começar, depois pegou na lata e começou a pintar. “Isto é giro. Quero repetir”, disse Lia.

Também nesta data, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa homenageia cerca de 30 voluntários que colaboram com a instituição há mais de 5, 10, 15 e 20 anos, numa cerimónia que se realiza na Sala de Extrações.

Durante a cerimónia, será apresentado o livro “Voluntariado na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: uma história de dedicação”. Esta obra resume a história do Voluntariado da instituição ao longo de mais de cinco séculos. Uma história marcada pela ajuda, entrega, empenho e amor aos outros, sobretudo aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.

É a história desta expressão afetuosa de generosidade e de quem a protagoniza na Santa Casa que é contada neste volume.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas