Temos os melhores futebolistas, artistas plásticos ou escritores. Não interessa a vocação. Portugal é, sobretudo, um país que produz talentos. E é a pensar nestes talentos nacionais que surge o movimento Portugal #EntraEmCena, uma colaboração inédita entre artistas, marcas, empresas públicas e privadas, ao qual a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa também se associa, num esforço colaborativo para salvaguardar a cultura e os seus intervenientes, nesta altura tão crítica também para este setor.
O movimento Portugal #EntraEmCena toma a forma de um marketplace digital, onde artistas podem lançar ideias e obter investimento para a fase de conceção e desenvolvimento, e onde as empresas podem encontrar talento e ideias propostas por artistas e lançar desafios ao desenvolvimento de novos projetos artísticos.
No global, este movimento representa, neste momento, um investimento de mais de um milhão de euros, em projetos que não poderão ultrapassar, cada um, os 20 mil euros.
Mas o apoio à Cultura por parte da instituição conta já com um longo histórico. Nos últimos anos, têm sido várias as ações desenvolvidas, distribuídas por diferentes vertentes artísticas, desde o apoio ao maior festival de fado nacional, o Santa Casa Alfama, ou a atribuição, em conjunto com a NiT, do prémio New Talent, que elegeu a cantora e compositora, Sara Cruz, como a próxima estrela da música portuguesa.
Esta aposta cultural é reafirmada por Filipa Klut, vogal da Mesa da SCML com o pelouro da Cultura: “queremos estar com o setor das artes neste momento porque o compromisso com a Cultura faz parte do ADN da SCML”.
Em breve mais novidades.