Num mundo cada vez mais global, a importância do multilinguismo e os desafios que se perspetivam no futuro perante a diversidade comunicativa serão objeto de um debate alargado, envolvendo terapeutas, representantes da comunidade escolar, finalistas do ensino secundário e público em geral, numa abordagem plural e diversificada.
Paralelamente ao simpósio, irão decorrer quatro workshops, entre os dias 5, 6 e 7 de março. O “Processamento Auditivo Central: Da teoria à prática do Terapeuta da Fala” é o tema do primeiro, seguido do “Palin Parent Child Interaction Therapy”, um método de intervenção precoce junto das crianças que gaguejam. O terceiro workshop é dedicado à “Intervenção nas perturbações do cálculo”, terminando este ciclo com o “Sentido, emprego e uso em língua e fala: Modelos de análise e aplicações”.
O Simpósio de Terapia da Fala da ESSA apresenta-se, anos após ano, como um espaço privilegiado de partilha e de discussão sobre o percurso da terapia da fala e o seu posicionamento na sociedade. Nesta quarta edição, e à semelhança do que sucedeu nos anos anteriores, constituirá uma oportunidade para motivar futuros terapeutas da fala, dotando-os de processos práticos e de novas abordagens.
Decorridos 50 anos desde o seu “nascimento”, a ESSA – a primeira escola em Portugal a formar terapeutas da fala e ocupacionais, assim como fisioterapeutas – mantém o prestígio nacional e internacional que a tornam numa referência nas áreas que leciona.
A inscrição no IV Simpósio de Terapia da Fala tem um valor de 20€ e pode ser efetuada aqui.
O programa completo pode ser consultado aqui.