Visando promover valores e práticas nas áreas da solidariedade e da sustentabilidade na sociedade, esta parceria estabelece, a longo prazo, modelos de ação fundamentais.
Procura-se assim, criar respostas efetivas em diferentes áreas de intervenção, inclusão social, sustentabilidade ecológica, ciência e tecnologia ao serviço do futebol e proteção de valores. Este conjunto de ações e projetos vai ser desenvolvido no decorrer da próxima época desportiva 2020-2021.
Para Edmundo Martinho, provedor da Misericórdia de Lisboa, “nesta parceria o futebol é apenas o veículo para a Santa Casa chegar aos mais jovens e envolvê-los em atos de sensibilização e cidadania, alargando, assim, a sua missão diária ao serviço da comunidade”, frisando que “a Misericórdia de Lisboa assume mais um compromisso importante dentro das suas responsabilidades institucionais e sociais”.
A concretização desta união valoriza o papel do futebol profissional nas nossas sociedades, uma vez que, muitas vezes, os seus jogadores são uma referência para milhões de jovens no exercício do respeito, da tolerância, da educação e do compromisso, valores fundamentais da atuação da Santa Casa partilhados pela Fundação do Futebol.
Pedro Proença, presidente da Fundação do Futebol – Liga Portugal, assinalou a importância desta parceria com “uma entidade de reconhecido valor social e com presença vincada junto da Sociedade, concluindo que “os mais de 500 anos de história da Santa Casa estão intrinsecamente ligados a Boas Causas junto da população portuguesa, nas quais a Fundação do Futebol – Liga Portugal quer estar cada vez mais envolvida”.
Saiba mais sobre a Fundação do Futebol – Liga Portugal.