logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O objetivo é promover, proteger e garantir o pleno e igual gozo de todos os direitos e liberdades fundamentais por todas as pessoas portadoras de deficiência.

Ação social

Esta terça-feira, 3 de dezembro, assinalou-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) não quis deixar passar a data em claro. Este tema faz parte do trabalho diário da instituição.

Desde centros de acolhimento residencial, à prestação de cuidados de saúde, psicossociais e de reabilitação, passando pela dinamização de atividades ocupacionais direcionadas, são várias as respostas disponibilizadas pela Misericórdia de Lisboa que visam apoiar crianças, jovens e adultos portadores de deficiência ou multideficiência, inclusive com deficiência profunda.

Neste dia importa recordar as dificuldades por que passam as pessoas com deficiência e o longo caminho que deve ser feito para a inclusão, nomeadamente a eliminação de barreiras físicas e a luta para a integração destas pessoas na vida social, laboral e política.

Um dia assinalado com várias atividades

Um pouco antes das nove horas, já José Carvalho, mais conhecido por OZEARV, trabalhava num mural alusivo ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na Calçada da Glória.

Habituado a criar murais e a dinamizar workshops com crianças e jovens, OZEARV diz que nesta pintura tentou trazer alegria, vida, capacidade e igualdade ao conceito que temos da deficiência.

Esta iniciativa contou ainda com a participação especial de cerca de 20 utentes da Santa Casa, com deficiência, que tiveram oportunidade de aprender e pôr em prática, técnicas de arte urbana com a ajuda do próprio OZEARV.

Enquanto esperavam pela sua vez, discutiam as cores que iriam utilizar, e todos quiseram contribuir para o mural. “Agora, a pintura está completa”, afirmou um dos participantes, ao findar o seu contributo.

Esta pintura pretende divulgar a capacidade, a perseverança e a obra destes utentes da Misericórdia de Lisboa. O objetivo é promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência, demonstrando os benefícios resultantes da integração das pessoas com deficiência na sociedade.

Também o Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian da Misericórdia de Lisboa, decidiu assinalar esta data através da participação na ação “De forma Segura pela Cidade”, do Programa de Educação Rodoviária, desenvolvido pela Equipa das Escolas de Trânsito do Departamento de Educação.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas