Entre os premiados estão projetos de inovação social, com grande potencial de criar impacto junto dos seus utilizadores, como um browser pensado para estudantes com deficiência visual, uma aplicação que pretende ser um veiculo de conteúdos de cidadania a nível social e um projeto que pretende alertar para o risco de retenção e abandono escolar precoce.
Em, cinco minutos, os dez finalistas apresentaram os seus projetos a um júri, composto por elementos da Direção Geral do Ensino, da NOS, da Samsung, da Cisco, da Websummit e da Misericórdia de Lisboa.
Após o “pitch” final as três soluções tecnológicas inovadoras com maior pontuação, identificadas com base na hierarquia das classificações finais, após a sessão pública de apresentação foi atribuído um “Alpha Pack Web Summit 2019” e ao grande vencedor um prémio monetário no valor de 15.000 euros.
Os distinguidos foram o projeto Visionary, em primeiro lugar, com um interface personalizável que usa combinação tecnológica para processar elementos gráficos que permitem a personalização em tempo real dos conteúdos para pessoas com deficiência visual, a Academia MyPolis, em segundo, com uma ferramenta digital que promete revolucionar as aulas de Cidadania e Desenvolvimento em academias de Participação e no último lugar do pódio ficou a ferramenta educativa SAPIE – Sistema de Alerta Precoce do Insucesso Escolar no Ensino Básico.
Para o provedor da Santa Casa, Edmundo Martinho, a realização deste concurso permite “sentir que se está a fazer alguma coisa de muito útil para a comunidade científica, de investigação e empreendedora, sentir que estamos a contribuir para melhorar a vida das pessoas e essa é uma das responsabilidades da Misericórdia de Lisboa”.
Edmundo Martinho destacou, ainda, que o “Santa Casa Challenge dinamiza e melhora as respostas da Santa Casa, apresentando soluções inovadoras, e que oferece respostas capazes de fazer a diferença na vida dos cidadãos”.