logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa lança campanha para divulgar o RADAR

Santa Casa lança campanha para divulgar o RADAR

Realizada com colaboradores e utentes da Santa Casa, damos-lhe a conhecer a campanha que divulgará um dos projetos pioneiros associados ao programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades: o RADAR​.

Projetos e Fundos

Realizada com colaboradores e utentes da Santa Casa, damos-lhe a conhecer a campanha que divulgará um dos projetos pioneiros associados ao programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades: o RADAR​.

A campanha vai levar a história da Dona Maria até às televisões e às páginas de internet para dar a conhecer os objetivos, contactos e áreas de atuação do RADAR. Este “publicitar” do projeto – que, para além da Misericórdia de Lisboa, conta com a intervenção da CML, da PSP, do ISS, ​da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, da Rede Social e das Juntas de Freguesia da capital – é fulcral. Isto porque o mesmo surge de uma “necessidade identificada ao longo dos anos”, necessidade essa que “desafia a Santa Casa e os seus parceiros” como explica Maria da Luz Cabral, coordenadora da Unidade Missão Santa Casa.

No terreno desde dezembro de 2018 – em 3 freguesias lisboetas (Ajuda, Areeiro e Olivais) – o RADAR tem-se revelado um sucesso junto do público a quem se destina, pois este tem reagido “de forma bastante colaborativa” e acedido de bom grado a responder “às perguntas que depois nos permitirão promover respostas que vão ao encontro das suas necessidades” como revela Maria da Luz Cabral.

Este projeto vai sinalizar a população de Lisboa com mais de 65 anos e, como explica Nuno Veludo, assessor da Câmara Municipal de Lisboa (CML), ajudar a “identificar cerca de 30 mil pessoas em situação de isolamento”. Mas mais do que “apenas” identificar estas pessoas, o RADAR – construído com base numa lógica tripartida de Falar, Escutar, Cuidar – vai perceber quais são as necessidades destas populações e, em seguida, agilizar intervenções para “procurar aquelas [pessoas] que não têm nenhuma rede de suporte e com isso auxiliá-las nos seus direitos sociais”, salientou ainda Nuno Veludo.

Com esta campanha o RADAR – projeto apostado na construção de uma base comunitária forte, solidária e sensível, que ajude a gerar as condições necessárias para a promoção e prolongamento da vida autónoma da população com mais de 65 anos – promete ecoar cada vez mais e cada vez mais alto na vida dos lisboetas.

Veja aqui o vídeo da campanha e saiba mais sobre este e outros projetos inseridos no Programa Lisboa, Cidade de todas as Idades, aqui.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas