O IAPMEI, em parceria com a Comissão Europeia, lançou no passado dia 29 de janeiro, a 13ª edição dos European Enterprise Promotion Awards. Esta iniciativa tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.
Quem se pode candidatar?
Podem candidatar-se projetos, ou outras iniciativas em curso há pelo menos dois anos ou recentemente concluídas, desenvolvidas por entidade pública ou por uma entidade privada com envolvimento de uma entidade pública.
Podem também candidatar-se projetos apoiados por fundos comunitários ou por fundos estruturais, ou outros.
As categorias a concurso são:
1. Promoção do espírito de empreendedorismo
2. Investimento nas competências de empreendedorismo
3. Desenvolvimento do ambiente empresarial
4. Apoio à internacionalização das empresas
5. Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos
6. Empreendedorismo responsável e inclusivo
As candidaturas devem ser enviadas ao IAPMEI, após preenchimento do respetivo formulário, até dia 1 abril, através do email premioseuropeus@iapmei.pt.
No website do IAPMEI, acedendo a European Enterprise Promotion Awards, encontra toda a informação, incluindo o formulário de candidatura.
Enquadramento
Os European Enterprise Promotion Awards EEPA são uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020, que tem como objetivo potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial na Europa.
O IAPMEI é o coordenador nacional para esta iniciativa, que teve a sua 1ª edição em 2005, e que visa identificar e reconhecer atividades de sucesso que apoiem e estimulem a iniciativa empresarial, dando particular ênfase ao papel do sector público a nível local, regional e nacional, na criação de condições que estimulem projetos indutores de mais desenvolvimento empresarial, de mais empreendedorismo.
Portugal encontra-se no conjunto dos 31 países participantes com mais galardões recebidos da Comissão Europeia, reconhecimento do papel que as entidades públicas e privadas representam na demonstração que iniciativas de sucesso revestem para mais riqueza económica e social, com impacto aduzido para os respetivos projetos e promotores.