logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Projetos de inovação social: em busca de novas soluções

Projetos de inovação social: em busca de novas soluções

A 3ª edição da feira “Portugal Economia Social” teve o alto patrocínio da Presidência da República. O evento contou com o apoio da Misericórdia de Lisboa.

Educação e Formação

Durante dois dias (23 e 24 de maio), a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) abriu portas ao trabalho que realiza diariamente, nas mais diversas áreas. Muita dessa variada atividade realizada a favor dos mais desprotegidos, foi divulgada no stand da SCML durante o encontro que decorre no Centro de Congressos de Lisboa (CGL).

A sessão de abertura contou com as presenças de Maria Manuel Marques, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Sérgio Cintra, administrador da Ação Social da Misericórdia de Lisboa, Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, e António Tomás Correia, presidente do Montepio Geral – Associação Mutualista e do Grupo Montepio.

O administrador da Ação Social da Misericórdia de Lisboa explicou como é possível inovar numa instituição com mais de 500 anos. O desafio é enorme, mas a Santa Casa, através de diversas áreas, está a promover projetos inovadores para resolver problemas sociais, que mais tarde podem ser replicados no país, destacou.

Sérgio Cintra defendeu que “a participação da Santa Casa neste certame demostra, igualmente, a responsabilidade da Santa Casa na procura de novas soluções para o seu público-alvo”.

As novas necessidades da população, a questão do envelhecimento é algo que preocupa a SCML. Mais do que um investimento, a aposta da Misericórdia de Lisboa na área da inovação e empreendedorismo representa o sonho conseguir proporcionar melhores condições e qualidade de vida para aqueles que mais precisam, finalizou.

Por outro lado, Alexandra Rebelo, diretora do Departamento do Empreendedorismo e Economia Social (DEES), no painel “Candidaturas a Financiamento Nacional”, destacou o apoio da Santa Casa em diversos projetos na área do empreendedorismo e da inovação social, com o objetivo de contribuírem para a inclusão e sustentabilidade do terceiro setor.

A Feira Portugal Economia Social é um evento constituído por uma mostra de empresas e entidades que pretendem mostrar os seus produtos e /ou serviços ao setor e apresentar os seus programas de apoio a organizações sociais, um Fórum de Debate, Exposições e Dinâmicas na área do empreendedorismo e inovação social.

Organizado pela Fundação AIP, este evento tem como patrocinador a SCML, e contou com o alto patrocínio da Presidência da República.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas