A apresentação do projeto-piloto realizou-se durante o “XIII Congresso São João de Deus. Psiquiatria e Saúde Mental Sem Tabus”, organizado pelo Instituto Hospitaleiro S. João de Deus e pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.
O evento decorre até dia 21 de abril no Instituto Superior de Enfermagem de Lisboa/Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e pretende estimular a participação de todos no debate sobre as patologias psiquiátricas, através de uma diversidade de abordagens que podem ir desde a diversidade terapêutica às intervenções familiares, passando ainda pelas questões da prevenção e reabilitação.
“Oficina_do_Eu” foi um dos projetos apresentados no âmbito das iniciativas de comunicação livre e contou com a presença dos técnicos Fernanda Luís e Pedro Ventura da SCML, autores do projeto.
A iniciativa, enquadrada nas atividades da Unidade de Intervenção e Desenvolvimento de Proximidade Colinas nas freguesias de Santa Maria Maior e são Vicente, foi desenvolvida entre outubro de 2016 e dezembro de 2017 e teve como objetivo promover o bem-estar emocional e psicológico através de uma metodologia de intervenção em contexto de grupo.
Com o foco em indivíduos com vulnerabilidades ou perturbações psicossociais, o projeto distinguiu-se pela sua abordagem de proximidade constante através da partilha de histórias em grupo e com a utilização de metodologias de expressão artística.
No final, Pedro Ventura destacou o papel da Santa Casa em “dar continuidade a um trabalho através do teatro e outras atividades que permitam combater o estigma e os direitos fundamentais” e evidenciou a evolução e a relação entre os participantes nesta intervenção social.