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Resultados de 2019 dos jogos sociais ajudam Santa Casa a dar resposta extraordinária em ano de pandemia

Resultados de 2019 dos jogos sociais ajudam Santa Casa a dar resposta extraordinária em ano de pandemia

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa fechou o ano transato com um resultado líquido positivo no valor de 37,5 milhões de euros, o segundo melhor desde 2017, chegando assim a novas Boas Causas.

Sobre nós

No ano passado, os jogos sociais do Estado (Jogos Santa Casa) mantiveram a trajetória de crescimento dos últimos anos, atingindo vendas brutas de 3.360 milhões de euros, o que representa um crescimento de 8,5%. Desse montante, foram devolvidos à sociedade 3.265 milhões de euros, mais 245 milhões de euros face ao montante devolvido em 2018, o que equivale a 97,2% do total de vendas brutas.

O retorno à sociedade reflete-se principalmente nos prémios atribuídos aos apostadores, que, este ano, alcançou o maior valor de sempre (2.017 milhões de euros); no Imposto do Selo (186 milhões de euros); nas renumerações pagas pelos apostadores aos mediadores dos jogos sociais do Estado (255 milhões de euros) e na distribuição de receitas pelos beneficiários sociais (764 milhões de euros).

No ano de 2019, 784 milhões de euros decorrentes das receitas dos jogos sociais destinaram-se ao financiamento de Boas Causas, mais 34 milhões de euros do que o registado em 2018, refletindo assim um acréscimo de 4,5%.

No que diz respeito aos rendimentos globais da atividade dos Jogos Santa Casa, em 2019, estes atingiram os 880 milhões de euros. Este crescimento resulta do sucesso de uma estratégia de posicionamento que, fruto das melhorias da oferta e da experiência de jogo nos pontos de venda e da modernização dos meios de realização de apostas, tem vindo a permitir consolidar a base de apostadores. As vendas subiram em todas as categorias de jogos, sendo que a Lotaria Instantânea (Raspadinha) se manteve como o jogo mais vendido. O Placard, passou a representar 18,9% do total de vendas, contribuindo para um maior equilíbrio da estrutura de vendas dos jogos sociais do Estado.

O ano de 2019 registou um aumento das receitas correntes, tendo as mesmas sido de 268,4 milhões de euros em 2019, mais 14,8 milhões de euros (+5,8%) do que em 2018, justificado, sobretudo, pelos resultados dos jogos sociais (226,1 milhões de euros), que representam 84,2% do total da receita corrente.

Já o volume de despesas correntes foi de 240,3 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 6,7% relativamente ao ano anterior.

A distribuição da despesa mantém um perfil semelhante aos anos anteriores, com a ação social e a saúde a representarem cerca de 77% do total de despesa corrente.
Na ação social, verificou-se que a despesa corrente ascendeu a 127,3 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 3,2% face ao período homólogo.

Na saúde a despesa corrente ascendeu a 57 milhões de euros, representando um acréscimo de 3,3 milhões. As receitas provenientes da área da saúde registaram um aumento de 5,5% relativamente ao ano anterior.

No que diz respeito ao investimento global, a Santa Casa atingiu os 44,3 milhões de euros em 2019, o que representa uma variação de 17,4 milhões de euros relativamente ao ano anterior. Destacam-se investimentos em património imobiliário no valor de 11,1 milhões de euros, nomeadamente com a aquisição de imóveis no valor de 5,2 milhões de euros e com obras em diversos imóveis de rendimento e de atividade, no valor de 5,9 milhões de euros.

Nas áreas da ação social e saúde o valor do investimento atingiu o montante de 21,9 milhões de euros, destacando-se os investimentos na Unidade de Missão – Unidade de Cuidados Integrados Rainha D. Leonor e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados S. Roque, na Nestlé – Monsanto Residencial Sénior, na Requalificação da MITRA – Polo de Inovação Social, no Projeto “Ferreira Borges” e no Serviço Odontopediátrico de Lisboa.

Um novo ciclo, novos desafios

A atual situação de crise que se vive no mundo, devida à pandemia afetou todos os setores e na Santa Casa esta realidade não foi exceção. As receitas das vendas dos Jogos Sociais sofreram uma quebra muito significativa face ao período homólogo (na ordem dos 40%) e, paralelamente a este fator e dada a natureza social da Instituição, verificou-se um aumento substancial e não planeado da despesa, em cerca de 30%, devido às inúmeras solicitações, no sentido de dar resposta às necessidades sociais consequentes da Covid-19.

Consulte o Relatório de Gestão e Contas de 2019 da Santa Casa e o Relatório e Contas dos Jogos Santa Casa, aqui.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

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Programação e atividades Cultura Santa Casa

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