O Museu de S. Roque foi distinguido na 25ª edição da cerimónia dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM). A exposição “Um rei e três imperadores – Portugal a China e Macau no tempo de D. João V”, organizada pelo Museu de São Roque, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e comissariada por Jorge Santos Alves, venceu na categoria “Exposição Temporária”.
A exposição, que mostra as relações luso-chinesas na sua dimensão global, foi a forma encontrada pelo Museu de S. Roque de assinalar a “tripla efeméride” que se comemora em 2020: os 20 anos da transferência de poderes em Macau, os 40 anos do estabelecimento de relações político-diplomáticas entre Portugal e a República Popular da China, e ainda os 450 anos da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Macau.
“Um Rei e Três Imperadores – Portugal, a China e Macau no tempo de D. João V” centra-se na primeira metade do século XVIII e mostra peças nunca ou pouco vistas. A exibição convoca algumas novas leituras históricas, procurando dar pistas para uma melhor compreensão do século XXI.