Num esforço para combater a crise pandémica, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estabeleceu, em 2020, uma parceria com o Público, com vista a facilitar o acesso à informação e a notícias de qualidade por enfermeiros e médicos que estiveram na “linha da frente” no combate à Covid-19.
Depois do sucesso da primeira edição do projeto PSolidário, foi lançada, esta sexta-feira, 18 de dezembro, uma segunda série agora destinada a pessoas em situação de desemprego recente, provocada pela crise económica e social decorrente da pandemia.
PSolidário: por um jornalismo de qualidade e mais acessível
A renovação do protocolo de colaboração tem presente a missão da Santa Casa e do jornal Público, que reconhecem a particular importância do acesso dos cidadãos à informação e, sobretudo, a notícias credíveis e de qualidade, nomeadamente, em matéria de saúde pública e medidas de combate à pandemia.
No caso desta segunda edição do PSolidário, facilitar o acesso à informação assume um peso ainda mais significativo ao ser direcionado a públicos com maiores limitações sobretudo de ordem económica ou relacionadas com situações de isolamento social, entre outras razões.
A Misericórdia de Lisboa continua, assim, a defender que o jornalismo deve ser reforçado na sua missão de informar, com rigor e qualidade, para que os cidadãos tenham sempre esse farol de referência, pois só assim se poderá superar, de forma consciente e eficaz, os enormes desafios sociais que Portugal enfrenta e deverá enfrentar nos próximos meses.