O Movimento “Lugar à Mesa” é uma iniciativa solidária promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pelo Grupo Nabeiro-Delta Cafés, que surge com o objetivo de apoiar as famílias afetadas pela pandemia e a restauração, através da oferta de refeições confecionadas por restaurantes aderentes.
A primeira fase do movimento decorre até dia 17 de janeiro de 2021 e vai abranger 25 restaurantes da cidade de Lisboa. O objetivo é auxiliar aproximadamente 1000 famílias residentes nas freguesias de Marvila, Santo António e Arroios.
As famílias elegíveis são identificadas pela Santa Casa, privilegiando agregados em situações de carência económica que, na sua composição, incluam crianças e/ou jovens, bem como aqueles que não usufruam de outros apoios similares.
Sérgio Cintra, administrador de ação social da Santa Casa, realça que “num contexto de crise, há sempre forma de ajudar os outros. Num ano caracterizado por dificuldades sem precedentes, o movimento “Lugar à Mesa” representa um catalisador da mudança que os tempos conturbados que vivemos precisam e exigem. Esta iniciativa solidária representa, de forma muito concreta, aquela que é a missão secular da instituição: garantir a quem mais precisa um amanhã feliz!”
Por outro lado, Rita Nabeiro, administradora do Grupo Nabeiro, destacou que este apoio “fortalece a ajuda do Grupo à restauração e às muitas famílias que, devido à pandemia, viram as suas vidas afetadas. Queremos usar a nossa voz e ação para mobilizar a sociedade e, através deste movimento, impactar positivamente quem mais precisa neste momento”.
O Movimento “Lugar à Mesa” é feito de todos e para todos. Para contribuir para a iniciativa, basta aceder a ppl.pt/lugaramesa ou a movimentolugaramesa.pt. Cada donativo, no valor de sete euros, será convertido numa refeição que, posteriormente, será entregue a uma família, através da disponibilização de um voucher.