Este patrocínio vem reforçar o posicionamento da marca Jogos Santa Casa dos últimos anos, centrada na promoção do desporto nacional, representando este apoio uma ferramenta de promoção do talento nacional desportivo, de integração e de coesão social, por via do patrocínio ao Comité Olímpico e ao Comité Paralímpico de Portugal, a 17 federações desportivas e aos principais eventos desportivos.
Neste contexto, os Jogos Santa Casa consideram pertinente apoiar a AAOP, tendo em conta a sua missão, os seus parceiros e os projetos que pretende desenvolver, designadamente a promoção da ética no desporto e a valorização do estatuto do atleta olímpico, nomeadamente nas questões pós carreira desportiva.
O objetivo é ajudar na divulgação dos atletas nacionais olímpicos, impulsionando-os a apoiar causas relevantes para a sociedade, cimentadas nos valores do olimpismo.
A AAOP é associada da World Olimpian Association. Esta associação tem como compromisso fundamental espalhar o espírito olímpico nas comunidades e colaborar ativamente com todas as organizações olímpicas portuguesas.
Segundo Luís Monteiro, presidente da AAOP, “a Associação tem um propósito bem definido assente em três pilares estratégicos: «para os atletas, pelos atletas e para a Sociedade», este caminho só é possível se for bem planeado e bem executado. Ao associarmo-nos a uma instituição como os Jogos Santa Casa que valorizam as Boas Causas, nomeadamente a realização da melhoria do bem-estar das pessoas e dos mais desprotegidos, estamos a dar um passo afirmativo, no processo de vida desportiva dos atletas Olímpicos, dando-lhes as ferramentas necessárias para encararem a vida tendo a noção que em conjunto, estamos a ajudar atletas que deram e dão tanto à Nação e à Sociedade. #juntossomosmaisfortes!”
Uma ideia partilhada por Nuno Pires, diretor da Unidade de Patrocínios da Santa Casa, ao reiterar o compromisso dos Jogos Santa Casa (JSC) no apoio ao desporto nacional: “este patrocínio apresenta objetivos meritórios, indo ao encontro dos valores que a Santa Casa, através do seu Departamento de Jogos defende, enquadrando-se no tipo de projetos a que a marca Jogos Santa Casa se pretende aliar, designadamente a valorização do esforço e do mérito desportivo, bem como a promoção do desporto enquanto motor de coesão social e de estilos de vida saudáveis. OS JSC valorizam igualmente as boas causas, nomeadamente a realização da melhoria do bem-estar das pessoas, prioritariamente dos mais desprotegidos, neste caso atletas que defenderam Portugal ao mais alto nível. Com mais este patrocínio, os Jogos Santa Casa reafirmam seu posicionamento como a única marca em Portugal a apoiar de forma tão abrangente o desporto nacional.”
Sobre a AAOP
A AAOP é uma Associação independente, Pessoa Coletiva de Direito Privado, sem fins lucrativos e de duração ilimitada, atuando no respeito dos princípios do Movimento Olímpico e dos valores do olimpismo. Entre outras finalidades quer promover e divulgar os valores do Movimento Olímpico, apoiando o desenvolvimento educação dos jovens através do desporto em estreita colaboração com as autoridades nacionais, desportivas, de saúde e de educação. Promover a observância da ética no desporto, em geral nas competições e nas relações entre os agentes desportivos, em consonância com as regras do Comité Olímpico Internacional.