O projeto “Para ti Se não faltares”, promovido pela Fundação Benfica, decorre na Escola Básica Pedro de Santarém, em Lisboa, até ao final do presente ano letivo. Apoiada pela Misericórdia de Lisboa, a iniciativa procura combater o insucesso escolar através de uma metodologia que associa os resultados escolares à prática da atividade física, mais concretamente ao futsal.
“Para ti Se não faltares” conta, atualmente, com a participação de 50 crianças indicadas pela direção da Escola Pedro de Santarém, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e pelas equipas da Santa Casa que efetuam um trabalho de proximidade com estas crianças e respetivas famílias.
A tarefa dos participantes no projeto é simples: não faltar às aulas nem aos treinos desportivos, possibilitando que sejam bem-sucedidos quer no plano escolar quer no plano desportivo. Caso estas 50 crianças apresentem um rendimento escolar positivo em cada período letivo, as mesmas serão premiadas pela Misericórdia de Lisboa e pela Fundação Benfica, numa tentativa de recompensar o empenho demonstrado, bem como de mantê-las mais motivadas, em busca de um futuro risonho.
A entrega dos prémios relativos ao primeiro período letivo decorreu no passado dia 3 de fevereiro, numa cerimónia que contou com a participação dos encarregados de educação, professores da Escola Básica Pedro de Santarém, representantes da Fundação Benfica e da Misericórdia de Lisboa. Além da distinção dos alunos com melhores resultados, foram redefinidos e sublinhados os objetivos do projeto para o futuro.