No âmbito da primeira visita de Estado a Portugal, Carlos Vila Nova foi recebido pelo provedor da instituição, Edmundo Martinho, e pelos administradores, Sérgio Cintra, Filipa Klut e Maria João Mendes.
A visita, orientada por um técnico do Museu de São Roque, deu a conhecer as principais obras de interesse histórico e patrimonial da Igreja e Museu de São Roque e um pouco da história da instituição.
Na Sala de Sessões e após uma breve troca de impressões sobre o trabalho desenvolvido pela Santa Casa nas diferentes áreas de intervenção, o Presidente de São Tomé e Príncipe assinou o livro de honra da Misericórdia de Lisboa.
“É uma honra recebê-lo nesta casa”, começou por dizer Edmundo Martinho, elogiando os muitos cidadãos são-tomenses que trabalham na Santa Casa com empenho e dedicação. Na sua intervenção, manifestou “total disponibilidade para reforçar a cooperação entre a Santa Casa e São Tomé e Príncipe”.
Reconhecendo o “importante papel” da Misericórdia de Lisboa no combate às desigualdades, Carlos Vila Nova destacou o “simbolismo” desta visita a uma casa que dispensa apresentações. “O principal motivo desta visita é a saúde dos são-tomenses. Estamos disponíveis para colaborar e aprender. Espero que este encontro possa reforçar as boas relações que temos e ajudar os são-tomenses nas questões da saúde”, realçou.