Com o apoio dos Jogos Santa Casa, a Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP) em parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) criou um Programa de Formação Executiva Avançado inédito, exclusivo para atletas olímpicos e paralímpicos de “Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios” que visa desenvolver competências funcionais nos atletas para que possam, com sucesso, desenvolver o seu negócio, preparando-os para entrada no mercado executivo.
Os Jogos Santa Casa são um patrocinador de referência da AAOP e irão comparticipar 40% deste programa, prosseguindo uma estratégia de apoio ao desporto nacional, a qual pretende ser, não só uma ferramenta de promoção do talento nacional desportivo, como também de integração e de coesão.
Programa de Formação Executiva Avançado
A primeira edição deste curso, inédito, promovido com docentes altamente creditados, arranca já entre 27 de setembro e 29 de novembro de 2022 e terá um total de 50 horas. As inscrições encontram-se abertas e são limitadas a 25 vagas. Cada participante será apenas responsável pelo copagamento de 100 euros, valor simbólico face à propina total, que é comparticipada em 40% pelos Jogos Santa Casa.
Atletas, associados da AAOP, como Marco Fortes (atletismo), João Paulo Mendonça (judo), Joaquim Videira (esgrima), Bárbara Timo (judo) e Leila Marques (natação adaptada) são alguns dos atletas olímpicos já inscritos.
Dar um novo impulso às suas carreiras, preparar para a entrada num novo contexto, no mercado executivo, fornecer ferramentas e competências funcionais de gestão, de Liderança e Gestão de Equipas, para que possam desenvolver o seu negócio com sucesso, à semelhança da sua carreira de atletas de alta competição, são alguns dos objetivos deste Programa de Formação Executiva Avançado.
No plano de conteúdos programáticos são abordados conceitos de Estratégia, Marketing, Comunicação e Finanças, modelos de inovação e empreendedorismo fundamentais ao bom desempenho do empreendedor. Os alunos terão ainda uma componente prática com vários workshops subordinados às temáticas de criação e gestão de marca nas redes sociais e canais digitais, Liderança e Inovação, Comunicação & Vendas, Marketing Estratégico: desenhar o negócio, entre outros.
Declarações
Para Maria da Cunha, subdiretora da Direção de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, “temos como premissa que os nossos patrocínios tenham sempre uma componente útil e um fator de integração e inclusão social, como tal o apoio dos Jogos Santa Casa ao Programa de Formação Executiva Avançado – Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios para atletas olímpicos e paralímpicos complementa o apoio da marca à formação de atletas olímpicos e paralímpicos. Procura-se através deste programa responder às reconhecidas dificuldades de entrada e integração no mercado de trabalho que muitos atletas sentem, deixando muitos dos que representam Portugal, ao mais alto nível, numa situação delicada por isso é um gosto estar, uma vez mais, ao lado dos nossos atletas, apoiando-os na sua formação!…”
Para Luís Alves Monteiro, presidente AAOP, “esta parceria com os Jogos Santa Casa tem como base o facto de a educação influenciar uma cultura desportiva. O desporto é um meio e não um fim em si mesmo. O que pretendemos é ajudar e contribuir para alinharmos todos os atletas olímpicos, no mesmo sentido e na mesma direção para poder inspirar uma nação, uma nação mais responsável, mais solidária e mais inclusiva. Consideramos que a educação aliada ao desporto é um motor de desenvolvimento cultural. A educação e o desporto tornam as sociedades mais saudáveis, mais equilibradas e mais aptas para o progresso e fomentam um conjunto de valores fundados no respeito, na excelência e na amizade. Se queremos estar preparados durante a carreira e para o pós-carreira, temos que começar já e alimentar este propósito, espalhar uma semente deixá-la crescer, ver os frutos e dar a possibilidade aos outros de os colher, esta é a nossa missão, está acima de cada um de nós, para os atletas, pelos atletas, para a sociedade.”