Foram conhecidos esta quarta-feira, 29 de junho, os vencedores da III Gala de Prémios Empresariais da Fundação do Desporto, promovidos pela iniciativa espanhola “Patrocina un Deportista” e pela Fundação do Desporto.
O evento que juntou no Museu do Oriente, em Lisboa, diversos atletas e inúmeras personalidades da área do desporto, portuguesas e espanholas, entre as quais o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, o presidente do IPDJ, Vítor Pataco, o presidente do Comité Paralímpico, José Lourenço, e presidentes de federações desportivas e de câmaras municipais, teve como objetivo distinguir pessoas, empresas ou instituições que apoiam o desporto em Portugal, sobretudo nas vertentes do alto rendimento e do desporto adaptado.
Miguel Monteiro, campeão da Europa e Bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 e bolseiro da edição de 2019/20 do Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa, recebeu um dos galardões da noite, o Prémio Desporto para Pessoas com Deficiência “Jogos Santa Casa”.
Conduzida pela ex-atleta, atriz e apresentadora televisiva, Diana Chaves, a gala distinguiu ainda, Maria Neto, com o Prémio Jovem Praticante Desportivo, Neemias Queta, com o Prémio Especial “Fundação Do Desporto” | Desportista da Atualidade, a família Pichardo, com o Prémio inclusão, a Seleção Nacional de Futsal, bicampeã da Europa e campeã do Mundo, com o Prémio Equipa. Nesta categoria foi ainda atribuída uma menção honrosa ao selecionador nacional, Jorge Bráz.
O Projeto Desportivo de Marta Paço – CAR de Viana do Castelo arrecadou o Prémio Projeto Social Desportivo “Groupe Renault”, Vera Pinto, presidente da Fundação EDP, o Prémio Mulher, Empresa e Desporto “Sagres 0,0”, o Grupo EDP, o Prémio Apoio ao Desporto e a finalizar a gala foi ainda galardoado o comendador Carlos Barroca com o Prémio Carreira Desportiva, o mais alto reconhecimento atribuído pela Fundação do Desporto e pela entidade espanhola “Patrocina un desportista”.
Santa Casa e Fundação do Desporto
A Fundação do Desporto tem por objeto social apoiar o fomento e o desenvolvimento do desporto português, nomeadamente, no domínio do alto rendimento. Este compromisso prende-se com o patrocínio de atletas, eventos nacionais e internacionais, a realização de seminários e conferências, entre outras ações de promoção e divulgação.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, juntamente com outras entidades, é uma das curadoras da fundação, assumindo-se como um dos parceiros estratégicos, em várias ações da fundação, no âmbito da promoção da saúde, da educação, qualificação e formação e em prol da cidadania.