No polo para jovens, o CEFC disponibiliza o curso de Educação e Formação de Jovens Técnico/a de Informática – Sistemas (Tipo 5), o curso de Operador/a de Informática, o curso de Educação e Formação de Jovens Técnico/a de Cozinha/Pastelaria (Tipo 5), o de Cozinheiro/a e ainda o curso de Pasteleiro/a – Padeiro/a. Os destinatários destes cursos são jovens maiores de 15 anos, com escolaridade igual ao 9º ano, ou com frequência do nível secundário com uma ou mais retenções, sem o concluir. Prioritariamente residentes na cidade de Lisboa. No final do curso, os alunos obtêm dupla certificação (escolar e profissional) e equivalência ao 12º ano.
Já no polo para adultos, estão disponíveis várias opções, como o EFA – Curso Tecnológico Cozinheiro/a, o Percurso Formativo Ser+, o Tecnológico-Assistente de Cuidados de Beleza, o de Cabeleireiro/a, o de Assistente de Cabeleireiro/a, o de Operador/a de Acabamentos de Madeira e Mobiliário, o de Agente de Geriatria e o de Técnico/a de Ação Educativa. Aqui, os destinatários são adultos ativos, com idade igual ou superior a 18 anos, com escolaridade igual ou superior ao 9º ano, ou idade igual ou superior a 21 anos, com escolaridade igual ou superior ao 12º ano.
As candidaturas já estão disponíveis e podem ser submetidas online, através da página do Centro de Educação, Formação e Certificação, ou presencialmente na rua Conde de Ficalho, nº 4ª, 4B, em Lisboa.
Para efeitos de inscrição são necessários os seguintes documentos: documento de identificação válido (cidadãos estrangeiros com situação regularizada), número de identificação fiscal e certificado de habilitações escolares (original). No ato de inscrição, os candidatos menores de idade deverão vir acompanhados pelo encarregado de educação.
Consulte toda a informação sobre cada um dos cursos, carga horária, prazos de candidatura (distintos, consoante os cursos) e condições de acesso na página do CEFC.
Sobre a oferta formativa do CEFC da Santa Casa
O Centro de Educação, Formação e Certificação da Misericórdia de Lisboa é direcionado para jovens (a partir dos 15 anos) e adultos que pretendam desenvolver competências e aumentar as suas qualificações escolares e profissionais, através de uma resposta de formação e qualificação.
A partir de um conjunto de atividades de diagnóstico é desenhado um projeto de formação ou certificação adequado às suas necessidades/perfil.
Nos seus dois polos, o de jovens e o de adultos, o CEFC contabiliza cerca de 200 formandos, com idades compreendidas entre os 15 aos 60 anos. São vários os cursos oferecidos: de alfabetização, tecnológicos, de formação modular escolar | B1, B2 e B3 e também cursos com dupla certificação (escolar e profissional).