O diretor do programa de formação HighScope dos Estados Unidos da América realizou esta quarta-feira, 21 de setembro, uma visita ao Centro de Acolhimento Infantil Bairro da Cruz Vermelha, da Santa Casa, para observar “em primeira mão” a implementação e a eficácia deste modelo de ensino nesta creche, nomeadamente nas metodologias de trabalho da equipa educacional.
Este Centro, que tem ao seu cuidado 86 crianças de diferentes contextos socioeconómicos, implementou este modelo de ensino no ano letivo de 2013/2014, com o objetivo de “reorganizar o trabalho desenvolvido, aproximando-o do maior interesse da criança”, explica Adelaide Matias, diretora do equipamento.
“Este modelo dá uma autonomia à criança, que lhe possibilita ter a oportunidade de escolher o que fazer, permitindo que as nossas crianças criem uma estrutura organizacional que irá ser uma mais-valia no futuro”, comenta a diretora.
Para Margarida Rodrigues, da HighScope Portugal, este é um modelo de ensino que “proporciona às crianças explorações enriquecedoras, dotando-as de noções de tamanho, de encaixe, de filas e de cores, utilizando vários materiais reutilizáveis e que existem no seu quotidiano”.
“Para nós é um orgulho uma instituição como a Santa Casa acreditar no nosso modelo e ver a importância do mesmo, na prática educacional”, frisa, relembrando ainda que, “com a rotina diária proposta por este modelo, espera desenvolver-se, nas crianças, competências de planeamento das suas atividades e reflexão final sobre o seu desenvolvimento. O controlo é partilhado entre a criança e o adulto, apesar de este ter um papel fundamental no apoio à aprendizagem da escolha e da resolução de problemas”.
O curriculum HighScope baseia-se na teoria do desenvolvimento da criança de Jean Piaget e Dewey, e abrange crianças desde a Creche, Jardim de Infância (pré-escolar), ensino básico e secundário. O enfase é colocado na aprendizagem ativa, onde a criança aprende pela ação intencional que realiza sobre os materiais, o ambiente e os outros.