logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

“Eu Sou Digital”: O projeto que quer promover a literacia digital nos mais velhos

“Eu Sou Digital”: O projeto que quer promover a literacia digital nos mais velhos

Lançado em 2021, o programa já ajudou a capacitar mais de 500 utentes da Santa Casa a iniciarem a maravilhosa aventura que é navegar na internet.

Ação social

Participar na construção de uma comunidade socialmente e digitalmente mais inclusiva, foi o grande propósito da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ao juntar-se como parceiro do programa “Eu Sou Digital”.

Lançado em 2021, sob a alçada da Secretaria de Estado da Economia e da Transição Digital (reformulada em março de 2022 para Secretaria de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa), este programa é uma das medidas inscrita no Plano de Ação de Transição Digital, que junta o Estado Português através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa.

Esta iniciativa visa ajudar pessoas com mais de 45 anos a adquirirem competências de iniciação relativas à utilização da internet e assenta no contributo de uma rede de voluntários que promovem a criação de ações de capacitação digital em locais de proximidade nas comunidades. A formação é habitualmente feita num tablet disponibilizado pelo mentor e é também dirigida para o equipamento que o utente possua, que na maioria dos casos é o smartphone.

A primeira sessão de capacitação desenvolvida num equipamento da Misericórdia de Lisboa aconteceu no ano passado, na Casa do Impacto, onde vários seniores e jovens da Área Metropolitana de Lisboa se juntaram para começarem a dar os primeiros passos no mundo digital.

O programa “Eu Sou Digital” é totalmente gratuito e compõe-se, sobretudo, da vontade de uma rede de voluntários com 1300 membros, que ajuda idosos de todo o país a ligarem-se à internet. O objetivo do projeto passa pela criação de 1500 centros de aprendizagem por todo o país, permitindo que o programa chegue a 1 milhão de pessoas até ao final de 2023. Para fazer parte do “Eu Sou Digital” basta que conclua a formação de mentor com sucesso. Após a receção do certificado estará apto a começar a ensinar o digital a familiares ou colegas que necessitem destas competências digitais.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas