Os temas da sustentabilidade (ESG – Environment, Social and Governance) são hoje parte integrante de estratégias de gestão e de negócio das organizações, assim como das suas marcas e da comunicação sobre as mesmas, e da boa relação com as partes interessadas.
É a pensar nisto que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através do Departamento de Jogos, juntou-se à Iniciativa Ambiental da EL e desde 2020 tem vindo a desenvolver e a operacionalizar uma estratégia de sustentabilidade dos Jogos Sociais.
Assim, e desde há três anos, que o Departamento de Jogos prevê nos processos aquisitivos de produção e fornecimento de jogo, com exclusão da lotaria nacional, que o papel deve possuir certificação FSE (Sistema de Certificação Floresta). Atualmente, o papel utilizado é de origem mista, fibras virgens e fibras recicladas, à semelhança do que já acontece também com a bilhética, incluindo os recibos de apostas.
A instituição compromete-se igualmente a melhorar e diminuir a emissão de gases com efeito de estufa decorrente da sua atuação diária. Neste âmbito, além da separação das emissões atualmente monitorizadas (emissões diretas provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pela organização, emissões indiretas provenientes de energia elétrica consumida e emissões indiretas provenientes das atividades diárias), a instituição pretende ampliar o universo de monitorização, identificar oportunidades de redução, definir metas e indicadores e operacionalizar as medidas necessárias para a sua concretização.