Início / Sustentabilidade / Os nossos compromissos e parcerias
Os nossos compromissos e parcerias
A Santa Casa é signatária de compromissos no âmbito da sustentabilidade, nacionais e internacionais, e participa em diversas organizações, como forma de potenciar a colaboração e a partilha de conhecimento, de recursos e de esforços para a promoção do desenvolvimento sustentável.
Desde 2018, existe uma relação de cooperação contínua e ativa com o GRACE – Empresas Responsáveis. O GRACE é uma associação empresarial de utilidade pública, sem fins lucrativos, que tem como missão a promoção e desenvolvimento de uma cultura empresarial sustentável, fomentando a participação das empresas associadas no contexto em que se inserem.
A Santa Casa reforçou em 2018 o seu compromisso com o respeito pela diversidade ao assinar a Carta Portuguesa para a Diversidade. Com este compromisso, a Instituição pretende reforçar o seu modelo de gestão em matéria de promoção e inclusão da diversidade, reconhecendo e elevando o seu potencial como fator de criatividade e criação de valor. Em 2021, a Santa Casa reforçou o seu compromisso com a Carta, tornando-se associada da APPDI – Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão.
Com o propósito de reforçar o compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com o desenvolvimento sustentável e melhorar o seu desempenho nesta área, esta aderiu ao UN Global Compact e à sua Rede Portuguesa (GCNP) em dezembro de 2018, tendo integrado também a iniciativa Aliança ODS. Ao aderir a esta iniciativa, o UN Global Compact espera que as entidades signatárias se mostrem empenhadas em adotar os dez princípios nas suas estratégias, processos e operações e em alcançar os 17 ODS.
A Santa Casa tornou-se, em março de 2019, associada da Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa. Esta associação tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável da cidade de Lisboa e respetiva área metropolitana, através da melhoria da eficiência energética, do aproveitamento dos recursos endógenos e da gestão ambiental.
Consciente do papel e das responsabilidades que assume na cidade Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia assinou o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, comprometendo-se a implementar nos próximos 10 anos um conjunto de medidas que contribuam para a diminuição da sua pegada ambiental e carbónica e, consequentemente, para a melhoria dos índices ambientais da cidade. Em 2021, a Instituição aprovou o plano de ação interno para a concretização do seu compromisso neste âmbito.
Em julho de 2021, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tornou-se associada da APPDI – Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão. A APPDI tem como missão Promover a Diversidade e a e a Inclusão nas organizações e na sociedade portuguesa em geral. Entre outras atividades que desenvolve com este propósito, gere e monitoriza a implementação da Carta Portuguesa para a Diversidade.
A Santa Casa foi, em 2022, um dos membros fundadores do Conselho Português para a Saúde e Ambiente (CPSA), um Conselho que visiona que as gerações futuras possam viver num mundo sustentável, que deixe de estar ameaçado pelas alterações climáticas, vivendo em ambientes saudáveis. Um dos deveres da Instituição, enquanto membro fundador, centra-se na apresentação de uma estratégia explícita de redução da sua pegada ecológica nas atividades que desenvolve.
Em abril de 2023, a Misericórdia de Lisboa aderiu à Plataforma Portuguesa para a Integridade, que enfatiza a prevenção da corrupção, transparência e boa governação como pilares fundamentais de uma economia global inclusiva e sustentável. A Instituição comprometeu-se, assim, a espelhar a implementação de políticas, instrumentos e medidas que contribuam para a construção de uma sólida cultura ética e prática de integridade.
A Misericórdia de Lisboa, através do seu Departamento de Jogos, subscreveu a Iniciativa Ambiental da European Lotteries (EL) em abril de 2023. Esta iniciativa pretende comprometer todos os membros integrantes da EL a adotarem medidas de sustentabilidade ambiental, nomeadamente no que concerne ao papel usado na produção de bilhetes de jogo e na gestão e monitorização das emissões de gases com efeitos de estufa.
Contactos
Unidade de Sustentabilidade
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa