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Conhecidos os vencedores do concurso “Todos Somos Diferentes”

Conhecidos os vencedores do concurso “Todos Somos Diferentes”

A iniciativa pretende puxar pela criatividade dos mais novos e, em simultâneo, “lutar” por uma escola e uma sociedade mais inclusiva.

Jogos Santa Casa

Concurso Escolar

Nove estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho de Lisboa foram distinguidos na sessão de entrega de prémios da terceira edição do concurso escolar “Todos Somos Diferentes”, que se realizou esta terça-feira, 27 de junho, na Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Ao todo participaram nesta edição da iniciativa 211 alunos, 34 professores de nove escolas básicas de cinco agrupamentos escolares diferentes da cidade.

Entre os vencedores do 1º escalão (Jardim de Infância), o Jardim de Infância da Escola Básica das Galinheiras venceu o 1º prémio, para apoiar a construção de uma sala multissensorial, e na segunda posição destacou-se o Jardim de Infância d EB Mestre Querubim Lapa, com o projeto “Cozinha na Natureza”.

No 2.º escalão (1º ciclo do ensino básico), a Escola Básica Padre José Manuel Rocha e Melo conquistou o 1º prémio, para aplicar no melhoramento da sala Snoezelen, construída com o prémio conquistado na segunda edição do concurso, a Escola Básica Parque Silva Porto o 2º prémio, para a aquisição de material pedagógico e a fechar o pódio ficou a Escola Básica Mestre Querubim Lapa.

Já no 3.º escalão (2º ciclo do ensino básico), a Escola Básica Quinta de Marrocos alcançou o 1º prémio, com um projeto de leitura e à Escola Básica Marquesa de Alorna coube o 2º prémio, com a iniciativa “Fio a Fio”.

No 4.º escalão (3º ciclo do ensino básico), a Escola Básica Quinta de Marrocos ficou com o 1º prémio, a aplicar num novo projeto de leitura, a Escola de Dança do Conservatório Nacional foi premiada com a segunda posição e no 3º lugar ficou a Escola Básica Marquesa de Alorna, com um projeto de apoio à aprendizagem e inclusão.

Por último, no 5.º escalão (ensino secundário ou equivalente), a Escola Básica e Secundária Gil Vicente alcançou o 1º prémio, para a aquisição de diversos materiais pedagógicos.

Numa cerimónia com vários alunos das escolas vencedoras, Sérgio Cintra, administrador de Ação Social da Santa Casa salientou que “é nos sonhos e nas esperanças das gerações mais novas que encontramos as melhores pessoas de amanhã”, defendendo ainda que “a instituição estará sempre de portas abertas para apoiar projetos e iniciativas que valorizem as pessoas”.

Presentes na cerimónia estiveram, ainda, os representantes dos agrupamentos escolares vencedores e os membros do júri.

Sobre o concurso “Todos Somos Diferentes”

O concurso “Todos Somos Diferentes” foi desenvolvido e enquadrado no âmbito da associação dos Jogos Santa Casa às Lotarias Europeias. Destinado a toda a comunidade escolar da rede pública do concelho de Lisboa, esta iniciativa distingue trabalhos escolares capazes de sensibilizar e mobilizar toda a comunidade educativa para a importância de uma escola integradora e inclusiva das pessoas com deficiência, baseada nos princípios da solidariedade e da diversidade com vista à construção de uma sociedade futura mais coesa e mais justa.

Focado na apresentação de trabalhos coletivos no âmbito da temática “Todos Somos Diferentes”, foram admitidos a concurso trabalhos em suporte multimédia, inovadores, criativos e com impacto social, que traduzissem a temática do concurso e respeitassem os princípios consagrados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

De acordo com o regulamento, a iniciativa destina-se a crianças e jovens do Jardim de Infância, 1º, 2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário (ou equivalente) distribuídos por cinco escalões, de acordo com os níveis de desenvolvimento escolar: a) 1º Escalão – Jardim de Infância; b) 2º Escalão – 1º ciclo do ensino básico; c) 3º Escalão – 2º ciclo do ensino básico; d) 4º Escalão – 3º ciclo do ensino básico; e) 5º Escalão – ensino secundário (ou equivalente).

Os melhores trabalhos, recebem prémios pecuniários. Estes prémios, que vão de 1.000 euros a 4.000 euros, devem ter como objeto a apresentação de projetos a desenvolver na escola, tendo em vista um parque escolar mais inclusivo.

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