Do programa constaram temas como o percurso de vida das pessoas com deficiência, desde a saída da escola ao envelhecimento, passando pela integração laboral, abordados tanto pela provedora da Santa Casa, Ana Jorge, como pela secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
“A Santa Casa tem como uma das suas missões ir ao encontro dos mais vulneráveis, e a área da deficiência nunca foi esquecida”, afirmou Ana Jorge.
Elogiando o trabalho desenvolvido pela Valor T – a agência de empregabilidade vocacionada para a deficiência com a chancela da Misericórdia de Lisboa –, a provedora considerou que este serviço “completa o ciclo”. Um ciclo que se inicia nos vários equipamentos da instituição que apoiam as pessoas com deficiência, desde a infância, e que se prolonga até ao momento da procura de emprego. “Estaremos, obviamente, muito envolvidos e empenhados para fazermos mais e melhor”, assegurou Ana Jorge.
Ana Sofia Antunes, por sua vez, realçou o trabalho desenvolvido pelo Governo ao longo dos últimos anos, destacando medidas como os apoios sociais para pessoas com deficiência ou a prestação social para a inclusão.
A secretária de Estado elogiou ainda a realização do seminário, acreditando que traria “ideias inspiradoras e novas parcerias”. E deixou uma garantia: “A provedora sabe que conta comigo. Esta casa tem o conhecimento, as pessoas, o saber e a capacidade de fazer, pelo que nunca iremos deixar de apoiar projetos e ideias”.