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Atendimento Social
O atendimento e acompanhamento social é uma resposta dirigida a indivíduos e famílias com o objetivo de minimizar e/ou solucionar situações de vulnerabilidade. É assegurada por equipas generalistas e por equipas de apoio a situações de primeira vez. Entre os tipos de apoio que podem ser solicitados juntos das equipas que asseguram o atendimento social estão o Rendimento Social de Inserção, Cartão de Saúde Santa Casa, Ajuda Alimentar e Serviços Fúnebres.
Esta intervenção tem um carácter individualizado, mas considera a dimensão coletiva da pessoa, pelo facto do conhecimento e aprofundamento do diagnóstico da comunidade local ser uma mais-valia e condição relevante para uma intervenção mais consentânea por parte da Misericórdia de Lisboa, a qual permite uma maior adequabilidade à emergência de novos públicos.
O acesso poderá ser feito presencialmente ou por telefone com vista à marcação do atendimento. O atendimento social a situações urgentes é garantido diariamente por um técnico de permanência ou de referência nos locais de atendimento.
equipamentos
Os equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estão organizados por Unidades de Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade (UDIP), de acordo com a área geográfica de influência.
* Custo de chamada para a rede fixa nacional
UDIP Alameda
UDIP Alta de Lisboa
UDIP Avenidas
UDIP Colinas
UDIP Descobertas
UDIP Luz
UDIP Madredeus
UDIP Marvila
UDIP Oriente
UDIP Tejo
Tipos de apoio
Apoio direcionado para indivíduos e famílias em situação de carência económica, constituído por um contrato de inserção para apoio na integração social e profissional e por uma prestação em dinheiro para satisfação das necessidades básicas.
Condições de acesso
Os residentes na cidade de Lisboa deverão solicitar o Rendimento Social de Inserção nos serviços do Instituto de Segurança Social, I.P., organismo a que compete decidir sobre a atribuição deste apoio. A responsabilidade do acompanhamento desta medida, para os residentes na cidade de Lisboa, é da responsabilidade da Santa Casa, de acordo com o protocolo celebrado entre as duas instituições.
Este cartão pode disponibilizar o acesso a um conjunto diferenciado de cuidados de saúde (consultas, vacinação, cuidados de enfermagem, etc.), bem como a benefícios complementares (medicamentos, próteses e/ou ortóteses, material descartável para incontinentes e produtos dietéticos), de acordo com o regulamento específico em vigor.
Condições de acesso
O cartão de saúde pode ser solicitado por pessoas residentes na cidade de Lisboa, por utentes da Santa Casa, bem como por outros cidadãos ao abrigo de protocolos ou disposições específicas que regulem a matéria.
A proposta de atribuição do cartão de saúde é da responsabilidade dos serviços de Ação Social e Saúde da instituição.
A Santa Casa disponibiliza o acesso temporário a refeições confecionadas no sentido de contribuir para a resolução de situações de carência alimentar de pessoas e famílias residentes na cidade de Lisboa.
Condições de acesso
O pedido de ajuda alimentar deve ser efetuado junto do serviço de Acolhimento Social da sua área de residência (conforme mapa acima).
Coordenado pela Cruz Vermelha Portuguesa, o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) é um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social que resulta da aprovação para Portugal do Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas mais Carenciadas do Fundo Social Europeu. Tem como objetivo diminuir as situações de vulnerabilidade que colocam em risco a integração das pessoas e dos agregados familiares mais frágeis, através da prestação de assistência não financeira, da atribuição de géneros alimentares e da realização de atividades de inclusão social, designadamente ações de acompanhamento na área da nutrição e da gestão de orçamento familiar.
Condições de acesso
O apoio facultado pelo POAPMC pode ser requisitado por pessoas e/ou famílias que se encontrem em situação de carência económica, de acordo com o conceito aplicado pelo Instituto da Segurança Social, I.P., no âmbito do subsistema da ação social.
Para esclarecimento de dúvidas sobre o POAPMC, deverá contactar a unidade territorial (UDIP) da sua freguesia.
No âmbito dos seus fins estatutários, de acordo com a tradição cristã e obras de misericórdia do seu compromisso originário, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa garante a realização dos serviços fúnebres das pessoas mais desfavorecidas.
Condições de acesso
Este apoio pode ser solicitado por: familiares do falecido; diretor do estabelecimento onde o óbito tiver ocorrido; autoridades administrativas ou policiais; Instituto de Medicina Legal; centros hospitalares ou embaixadas.
Contactos
Departamento de Ação Social e Saúde
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa