As Jornadas Internacionais CMRA 2024 contaram com a presença de cerca de trezentos participantes, nacionais e internacionais, incluindo médicos especialistas e internos de medicina Física de Reabilitação e de outras especialidades.
O que de melhor se tem feito no país e no estrangeiro na área da reabilitação esteve em destaque, nomeadamente na Reabilitação em Lesão Cerebral, Reabilitação em Lesão Medular, Reabilitação em doenças Neurodegenerativas, Reabilitação em Patologia Neuromuscular e do nervo periférico, Intervenção em Patologia Musculoesquelética do doente neurológico, entre muitos outros temas.
O objetivo de promover a reflexão e a partilha de experiências entre palestrantes, investigadores e profissionais de múltiplas especialidades, através de workshops, cursos multidisciplinares e conferências Ted Talks, com oradores e formadores de renome nacional e internacional, foi alcançado com reconhecido sucesso.
O segundo dia das Jornadas contou com a presença da provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ana Jorge, que, na sua intervenção, destacou o trabalho colaborativo realizado em Alcoitão, apontando-o como um exemplo de Centro onde existe formação contínua e onde se pratica a integração em rede de valências multidisciplinares, de forma a otimizar o serviço ao paciente; uma área em que o CMRA foi pioneiro em Portugal, tendo mesmo sido o primeiro centro de reabilitação do País onde se formaram os primeiros terapeutas e enfermeiros especializados.
Já no sábado, durante a cerimónia de encerramento das Jornadas Internacionais do CMRA, foi atribuído o “Prémio Dr. Santana Carlos” a Inês Oliveira e a Miguel Russo, pelo trabalho “using brain-computer interface and virtual reality for stroke rehabilitation: a collaborative design”. Este prémio foi criado com o objetivo de homenagear o mentor do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, Santana Carlos, o primeiro diretor clínico da instituição, inaugurada em 1966.
Notícia atualizada a 22 de abril de 2024.