São 50 anos de trabalho representados em mais de 1500 obras. O artista plástico Pedro Cabrita Reis vai mostrar a sua arte ao público na exposição “ATELIER”, que estará patente na Mitra a partir do próximo domingo, dia 19 de maio. O espaço cedido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, situado em Marvila, vai assim albergar uma retrospetiva inédita da carreira do conceituado artista, a qual necessitava de um espaço de grandes dimensões face à diversidade de obras a expor.
No total serão oito pavilhões de exposição, numa área de cerca de 3000 metros quadrados, ocupados por obras de pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia, a maior parte nunca antes expostas ao público e outras que fazem a sua estreia em solo nacional.
Apesar da extensa preparação que envolve uma exposição deste calibre, Pedro Cabrita Reis admite que a mostra nunca está totalmente pronta.
“Comecei a trabalhar aqui a 18 de março e, ao longo deste mês, eu e a minha equipa já mudámos coisas e durante este processo já criei, por exemplo, cerca de 20 novas obras, que também serão expostas”, refere o artista.
Este é, assim, mais um grande evento que a Mitra acolhe. O espaço onde decorre a exposição remonta ao século XVI e, atualmente, é composto por dois edifícios: o antigo Asilo de Mendicidade, que foi alvo de uma intervenção de restauro e preservação por parte da Santa Casa; e o palácio barroco do 1.º Patriarca de Lisboa, que hoje pertence à Câmara Municipal de Lisboa.
A exposição “ATELIER”, de entrada livre, vai decorrer entre 19 de maio e 28 de julho, e pode ser visitada de quinta-feira a domingo, entre as 14h00 e as 18h00.