O dia do terceiro aniversário do Centro Intergeracional Ferreira Borges (CIFB) começou bem cedo com a colaboração da Irmandade de S. Roque, que celebrou a eucaristia com adoração a Maria perante dezenas de utentes, familiares e pessoas da comunidade, que celebraram o momento com grande emoção.
O programa da tarde iniciou-se na sala do 1.º andar do Centro, onde os presentes assistiram a uma demonstração de “Danças Sociais”; aulas que habitualmente ocorrem às quintas-feiras no CIFB e que são dinamizadas pelo professor João, do Ginásio Club de Portugal.
Após a demonstração das danças, o Grupo Teatro Tom Maior, dinamizado e ensaiado pela atriz Maria Lalande, representou um poema de Jorge de Sena, “Qual é a Cor da Liberdade?”.
Depois das apresentações efetuadas pelos utentes, seguiu-se um desafio lançado a todos os presentes por Isabel Araújo, diretora do CIFB, que os convidou a darem o seu testemunho sobre a sua experiência, pessoal ou coletiva, do impacto que o Centro tem nas suas vidas e na comunidade. O tom de informalidade e a relação de proximidade entre os utentes e os parceiros presentes, são o reflexo do que diariamente se vive e constrói neste projeto comum de valorização de aprendizagens ao longo da vida.
Simultaneamente, foi inaugurada a exposição “3 anos de memórias CIFB” , que apresenta uma coletânea de memórias através de fotografias, trabalhos manuais e exposições colaborativas, que destacam alguns dos momentos de uma caminhada que tem sido construída em conjunto com vários parceiros, como a Junta de Freguesia de Campo de Ourique (JFCO), a PSP, a Casa Fernando Pessoa, a Associação Cultural Embuscada, a 55 +, a Associação Cabelos Brancos, o Colégio dos Salesianos, a Ajuda de Mãe, a atriz Maria Lalande, o CampoVivo, entre muitos outros.
As festividades continuaram pelo bairro de Campo de Ourique numa atividade aberta a toda a comunidade, a “Caminhada Cultural por Campo de Ourique”, que contou com o apoio da JFCO, do projeto RADAR e da PSP. Esta iniciativa revelou-se um sucesso, a avaliar pelos sorrisos nos rostos dos 40 participantes.
A caminhada terminou de regresso ao CIFB, onde os esperava um pequeno “banquete” preparado por alguns utentes que habitualmente dinamizam o atelier de culinária do Centro, o “Cantinho dos Sabores”.
O Centro Intergeracional Ferreira Borges (CIFB) foi inaugurado a 14 de maio de 2021, contemplando a reinstalação da Residência Assistida Carlos da Maia e do Centro de Dia Santo Condestável.
Foram criadas as condições para implementar o que é preconizado pelo Modelo InterAge, considerando, também, as premissas contidas no Programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”, nomeadamente no eixo estratégico da Vida Autónoma.
O objetivo, plenamente atingido, era oferecer uma resposta pioneira e diferenciadora, efetivando-se como uma alternativa abrangente e multifacetada aos vários segmentos da população do território.