logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Conhecidos os 3 finalistas da última edição do Triggers

Conhecidos os 3 finalistas da última edição do Triggers

Casa do Impacto, hub de empreendedorismo social da Santa Casa, apresentou ontem, os finalistas do programa de capacitação focado em sustentabilidade ambiental.

Empreendedorismo Social

Depois de vários meses de trabalho intenso, a Casa do Impacto, hub de empreendedorismo social da Santa Casa, apresentou ontem, os finalistas da terceira edição do Triggers, o programa de capacitação focado em sustentabilidade ambiental.

A Casa do Impacto apresentou, esta quarta-feira, 4 de julho, os projetos que passam à última fase do programa Triggers. Após duas fases de maturação (Bootcamp e Aceleração) dos vários candidatos à terceira edição do programa de capacitação focada em sustentabilidade ambiental, a escolha foi tomada.

O júri, composto por representantes dos vários parceiros que tornam possível o Triggers, entre eles Soraia Carvalho, diretora do Departamento Ambiente e Mar da Câmara Municipal de Cascais; João Duarte, Sustainability & Social Innovation Project Manager da AGEAS Portugal; Nimay Çelikyay, Open Innovation Project Manager da Galp; João Campos, Social Impact Coordination Office na EDP; Bárbara Leão de Carvalho, Impact Investments Manager na 3XP Global; e ainda Nuno Comando, Head of Programs, Investment & Communications da Casa do Impacto, escolheram os projetos que passam à próxima e última fase do Triggers (Incubação).

Os finalistas agora conhecidos são a Digna Engenharia, tecnologia social que se compromete a resolver questões complexas no setor da habitação através de serviços diversos, focando-se no desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis; a Humiverso, que desenvolve máquinas modulares inovadoras que transformam resíduos orgânicos em fertilizante orgânico, através da utilização de michocas (vermicompostagem) e, desta forma forma, contribuem para a descentralização do tratamento de resíduos e a autoprodução de fertilizante orgânico; e a Raro, plataforma online de retalho que combina curadoria, comunicação e tecnologia numa loja exclusivamente focada na preservação da herança do bem-fazer, na biodiversidade e nas técnicas de produção ancestrais.

Presente no evento, Luís Rego, Administrador Executivo do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Misericórdia de Lisboa, agradeceu o trabalho desenvolvido pelos parceiros, empreendedores e equipa da Casa do Impacto, frisando que a Casa do Impacto tem sido, ao longo dos últimos anos, um mecanismo crucial no tecido de empreendedorismo social e ambiental.

“Ao longo de cinco anos e meio, a Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disseminou e promoveu inovação social e ambiental através de iniciativas como o Triggers, o RISE for Impact, o Santa Casa Challenge, entre muitos outros projetos que apoiaram uma comunidade de empreendedores e organizações, grandes e pequenas, de todos os setores de atividade”, disse o administrador, deixando ainda uma palavra de incentivo a estes e futuros empreendedores. “Este não é apenas um momento de celebração, mas também um ponto de partida para novas oportunidades e desafios empreendedores. Continuem a acreditar nas vossas ideias e no impacto positivo que podem gerar. O futuro é construído por aqueles que ousam inovar e persistir”.

O Triggers é um programa de aceleração destinado a projetos em fase de desenvolvimento e validação da ideia, produto, serviço e/ou do modelo de negócio. Apoia soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades ambientais, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU.

O programa é composto por três fases: Bootcamp, Fase de Aceleração e Fase de Incubação. O dia de ontem marcou o final da Fase de Aceleração, que se destacou pelas várias sessões de capacitação onde os parceiros envolvidos no programa e a comunidade Casa do Impacto tiveram um papel relevante e ativo.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas