logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Rostos de utentes da Santa Casa em campanha nacional de combate ao idadismo

Rostos de utentes da Santa Casa em campanha nacional de combate ao idadismo

A beleza não é perfeita, não tem idade e não deve obedecer a ideais estereotipados. Esta verdade está no cerne da campanha “Original. Sem Botox”, que conta com a participação de três modelos especiais: duas utentes e uma colaboradora do Centro Intergeracional Ferreira Borges.

Ação social

quatro senhoras

A beleza não é perfeita, não tem idade e não deve obedecer a ideais estereotipados. Esta verdade está no cerne da campanha “Original. Sem Botox”, que conta com a participação de três modelos especiais: duas utentes e uma colaboradora do Centro Intergeracional Ferreira Borges.

Maria José Raposo, de 86 anos, e Maria Amália Baptista, de 83 anos, são duas das quatro protagonistas da campanha de combate ao idadismo e de empoderamento de beleza natural. Com cabelos grisalhos, sem aplicações de botox e orgulhosas das rugas que exibem no rosto, as duas utentes do Centro Intergeracional Ferreira Borges (CIFB) dão a cara na luta ao combate ao idadismo e à discriminação relativamente às pessoas de idade, defendendo a beleza natural das marcas do tempo em alternativa à pressão da sociedade e da industria cosmética para a manutenção da juventude eterna.

A campanha, que já está “no ar”, há muito que começou a ser preparada pela Associação Cabelos Brancos. Foi no início de agosto passado que as duas “modelos” – acompanhadas pela Auxiliar de Geriatria e Apoio à Comunidade (AGAC) no CIFB, Udé Mané, de 50 anos – posaram para a câmara do fotógrafo no Jardim da Parada, em Campo de Ourique, exibindo sorrisos e os sacos com o kit de empoderamento da beleza natural. O objetivo da sessão: encorajar homens e mulheres a aceitar as rugas e cabelos brancos como símbolos de vivência e de autenticidade.

Maria José Raposo (86 anos)

Utente do Centro de Dia do CIFB desde dezembro 2023, Maria José Raposo é uma antiga administrativa do ministério da Educação. Conhecida por ser vaidosa e por se preocupar com a imagem, a octogenária destaca-se ainda pela sua sociabilidade, por ser comunicadora e por se preocupar com o outro e com o futuro das gerações.

Udé Mané (50 anos)

Colaboradora da Misericórdia de Lisboa desde 2015, Udé encontra-se atualmente a exercer funções de AGAC no CIFB. Pessoa de sorriso fácil e vaidosa, Udé assume gostar muito de trabalhar com as pessoas de mais idade pelo que, quando foi desafiada a participar na campanha, aceitou logo o desafio.

Maria Amália Batista (83 anos)

A segunda octogenária do grupo integra o CIFB desde janeiro de 2022.  Costureira de profissão, Maria Amália é uma pessoa reservada e sensível, mas sempre ativa e preocupada com as questões da comunidade e da cidadania.

“A sessão fotográfica foi caracterizada pelas nossas utentes e AGAC como uma experiência incrível, onde todas se sentiram umas verdadeiras estrelas”, revelou Isabel Araújo, diretora do CIFB, adiantando que “todos paravam para ver o que estava a acontecer”.

Nas fotos, as “modelos por um dia” exibem os sacos com o kit de edição limitada, o qual inclui um espelho, um postal, autocolantes e uma amostra de protetor solar, todos com mensagens de empoderamento dirigidas a todas as idades. Disponível em três versões – azul: “Original. Sem Botox”; amarelo: “Amo as minhas rugas”; e verde: “Cabelos brancos são um orgulho” – o kit é um manifesto contra a ditadura da juventude eterna.

As pessoas que adquirirem o kit na loja online da associação tornam-se “embaixadoras” da causa Cabelos Brancos, apoiando a luta contra o idadismo e promovendo a beleza sem prazo de validade. Os lucros da campanha revertem para a Associação Cabelos Brancos, financiando futuras ações de sensibilização e educação sobre o idadismo.

A campanha “Original. Sem Botox” está a ser veiculada nos media desde o início do mês, podendo ser ainda encontrada nas redes socias, tertúlias, debates e outras atividades.

A ligação entre o CIFB e a Associação Cabelos Brancos decorre desde 2023, tendo sido várias as tertúlias e atividades que o equipamento da Misericórdia de Lisboa tem realizado em conjunto com a associação. Numa dessas ocasiões foi lançado o desafio para que os utentes participassem na 3ª edição da campanha contra o idadismo – este ano sob o mote  “Original. Sem Botox” – que estava a ser preparada.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas