logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Inaugurada obra de requalificação da Misericórdia de Mora

Inaugurada obra de requalificação da Misericórdia de Mora

A intervenção foi apoiada pelo Fundo Rainha Dona Leonor (FRDL), com 150 mil euros, e permitiu à misericórdia local reabilitar a Estrutura Residencial Para Idosos já existente e a adaptação dos espaços exteriores e jardins para pessoas com mobilidade condicionada.

Projetos e Fundos

Inauguração de obra na SCM Mora

A pensar na melhoria da qualidade de vida da população mais velha desta vila alentejana, a Misericórdia de Mora prosseguiu com a reabilitação e ampliação do edifício que acolhe a Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) e com a adaptação dos espaços exteriores de modo a promover o bem-estar físico e metal dos utentes e suas famílias.

A cerimónia de inauguração aconteceu este sábado, 14 de setembro, e contou com a presença de Ângela Guerra, vogal da Misericórdia de Lisboa, Manuel Caldas de Almeida, provedor da Santa Casa de Mora, Jorge Campino, secretário de Estado da Segurança Social, Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas, e do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

As obras agora concluídas na ERPI vão permitir adaptar todo este espaço para as necessidades dos utentes e familiares, bem como dotar este equipamento de áreas pensadas para a neuroestimulação e manutenção funcional dos residentes.

O projeto de requalificação abrangeu igualmente a construção e reinterpretação do jardim de todo o Campus da Misericórdia de Mora, onde foram construídos circuitos para pessoas com mobilidade reduzida, e a abertura do jardim a toda a população de vila, promovendo, desta maneira, a integração social e a intergeracionalidade.

ângela Guerra durante a inauguração da obra do FRDL

A Santa Casa da Misericórdia de Mora é pioneira no projeto “Terras Amigas das Pessoas Idosas”, que implica o envolvimento da comunidade em várias práticas que facilitam e alegram a vida dos utentes da instituição. Paralelamente, a Misericórdia de Mora tem uma preocupação constante com as questões da demência, área onde tem desenvolvido formações para que as famílias cuidadoras.

Fundo Rainha D. Leonor foi criado em 2015, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e pela União das Misericórdias Portuguesas, e apoia projetos sociais necessários, inovadores, sustentáveis e de qualidade, assim como a recuperação do Património Histórico das Misericórdias.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas