A poucos dias do início de mais um novo ano letivo, cerca de 25 crianças e jovens da Direção de Infância, Juventude e Família (DIIJF) realizaram uma viagem há muito esperada. A jornada, que foi inspirada na obra “Volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne, foi o mote perfeito para uma viagem inesquecível pelo País Basco, com a visita ao Museu Guggenheim, em Bilbao, a ser um dos pontos altos da “expedição”.
A viagem permitiu que descobrissem uma das comunidades mais bonitas do norte de Espanha, conhecida pelas fortes tradições culturais, uma culinária aclamada e um idioma distinto que precede as línguas românicas.
Em todas as cidades visitadas os jovens exploradores conheceram os mais importantes pontos históricos e turísticos, como o já mencionado Museu Guggenheim, o Estádio de San Mamés, casa do clube da cidade, o Athletic Club, a visita à parte “velha” da cidade de Oviedo, sem esquecer a mundialmente conhecida Universidade de Salamanca, ou o dia passado nas pequenas ruelas e becos da cidade, fundada no século XII e importante centro intelectual nos séculos XV e XVI
Conhecer novos locais e culturas abre-nos o pensamento e o espírito. Foi isso que fizeram estas crianças e jovens. Ao mesmo tempo, esta expedição inspirou-os a enfrentar desafios e a acreditar nos seus próprios sonhos.
Para António Santinha, diretor da Unidade de Apoio à Autonomização da Santa Casa, “estas atividades de grande aventura ou de Road Trip provocam nos grupos um grande sentido de pertença, de solidariedade e de meritocracia, e os jovens sentem-se verdadeiramente especiais e com uma forte ligação à instituição e aos seus princípios”.
O que são as Viagens de Mérito Santa Casa?
Destinadas a reconhecer o esforço e o empenho das nossas crianças e jovens, as viagens de mérito não são inéditas na instituição. Em 2018, foi realizada a primeira atividade “Prémio de Mérito – Expedição Ilha do Pico”, em que um grupo de crianças e jovens selecionadas com base no critério de mérito subiram ao Pico, nos Açores.
Um ano depois, em 2019, foi realizada a expedição aos Picos da Europa, desta vez com 45 participantes e com a descida do Rio Selhe a constituir o ponto alto da viagem. Já em 2022, foram à Ilha da Madeira e no ano passado foi a vez de Sevilha acolher os jovens da Santa Casa para uma aventura inspirada nas lendárias jornadas de D. Quixote.