logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa inaugura Residência Raquel Ribeiro com resposta inovadora e intergeracional

Santa Casa inaugura Residência Raquel Ribeiro com resposta inovadora e intergeracional

Residência Raquel Ribeiro é um projeto inovador e foi concebida para atender a diferentes públicos e necessidades, contemplando quatro eixos fundamentais: descanso do cuidador, acolhimento residencial de curta duração e convalescença, altas sociais e reabilitação.

Ação social, Saúde

Residência Raquel Ribeiro

Foi inaugurado esta quarta-feira, 25 de setembro, a Residência Raquel Ribeiro, situada na antiga fábrica da Nestlé, em Monsanto. Esta nova unidade da Santa Casa irá providenciar uma resposta inovadora e transversal nas áreas da ação social e saúde, destinada ao acolhimento temporário de pessoas com mobilidade condicionada, que necessitem de cuidados de reabilitação e estabilização do estado geral de saúde.

A Residência Raquel Ribeiro é um projeto inovador, conciliando num só equipamento todas as valências que a Santa Casa detém nas suas inúmeras respostas de excelência e o know how acumulado, assim como os recursos provenientes da Escola de Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA), do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), e de outros equipamentos dotados de profissionais e técnicos com capacidade de intervenção nas atividades terapêuticas que se vão prestar.

A cerimónia de inauguração contou com a participação da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, do Provedor da instituição, Paulo Sousa, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Gonçalo Granado, diretor de comunicação da Nestlé Portugal.

O Provedor no seu discurso comentou que este espaço é “uma resposta inovadora, mas também, um equipamento que conjuga o social, com as necessidades de saúde de uma população cada vez mais fragilizada”.

Paulo Sousa acrescentou: “As diferentes valências que a Residência Raquel Ribeiro vai acolher é um sinal do trabalho que temos desenvolvido na Santa Casa.” Referiu ainda que “com esta resposta, a Misericórdia de Lisboa tem a capacidade de receber utentes com mais de 18 anos, que necessitem de cuidados de saúde, ou de reabilitação de forma permanente ou temporária”. Sublinhou também que este novo equipamento da Santa Casa complementará a resposta do Serviço Nacional de Saúde.

A concluir, o Provedor louvou ainda doação que a Nestlé fez à Misericórdia de Lisboa, frisando que “a Santa Casa tem uma longa de história de benemerências e que estas doações tem sido fundamentais para a continuação das atividades de apoio à comunidade para o apoio e auxílio de idosos, crianças, doentes e pessoas em situação de fragilidade”.  

Já Maria do Rosário Palma Ramalho destacou o “aspeto multivalente” desta reposta que “responde a vários desafios diferentes, como o aspeto da reabilitação pós-cirúrgica ou de convalescença, sem esquecer o desafio do apoio domiciliário e cuidadores”. 

Num quadro financeiro de enorme exigência, este projeto foi desenvolvido a pensar na sua sustentabilidade económica, permitindo à Santa Casa reforçar e alargar a sua missão em Lisboa e pôr em prática um novo modelo de gestão, que se espera que seja referência para novas respostas sociais que a instituição venha a desenvolver nos próximos anos.

“Foi necessário pensar a Santa Casa de uma maneira diferente, não só no apoio aos que mais necessitam, mas também na perspetiva de sustentabilidade económica, sem o qual nenhuma instituição consegue sobreviver”, concluiu a ministra.

A Residência Raquel Ribeiro é composta por quartos individuais, duplos e triplos, num total de 66 camas, e por vários espaços de convívio e lazer, nomeadamente multimédia e leitura. O edifício está ainda dotado de um terraço panorâmico, com vista privilegiado sobre o Parque Florestal de Monsanto.

Gonçalo Granado, diretor de comunicação da Nestlé Portugal, lembrou a todos os presentes o lema da empresa que representa “Good Food, Good Life” – Boa Comida, Boa Vida –, fazendo um paralelo entre “uma fábrica que produziu em tempos boa comida, com o que se espera para o futuro do espaço: um local onde todos possam ter agora uma boa vida”.

A reabilitação teve ainda como principais premissas a sustentabilidade e ecoeficiência do edifício, bem como a utilização de estruturas que privilegiem o conforto e as respostas sociais e terapêuticas adequadas, nomeadamente um centro de bem-estar e a construção de um tanque terapêutico.

Já depois de concluído o projeto e as obras de intervenção no espaço, este foi reconhecido com o Prémio Nacional da Reabilitação Urbana para a melhor intervenção de sustentabilidade em 2023, com destaque pela originalidade e pelo desafio global de se converter uma antiga fábrica de chocolates, que se encontrava em estado avançado de degradação e abandono, numa nova estrutura de apoio social.

Reproduzir vídeo

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Documentos relativos ao exercício da atividade da Instituição.

Contactos gerais e moradas