logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo dedica programa cultural ao Japão

Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo dedica programa cultural ao Japão

Cinema, conferências, workshops e atividades para crianças fazem parte do conjunto de atividades dedicadas à arte e cultura nipónicas que vão decorrer até ao final do ano. Conheça o programa completo.

Cultura

peça da Casa Ásia

Até ao final deste ano, a Casa Ásia – Coleção Francisco Capelo vai organizar um conjunto de atividades dedicadas à arte e cultura do Japão. Tudo começa com o Ciclo de Cinema Japonês, que arranca já esta quinta-feira, mas não fica por aqui. Conferências, workshops e atividades para crianças também fazem parte das iniciativas previstas.

Refira-se que a participação nestas atividades está sujeita a inscrição prévia e, em alguns casos, sujeita a pagamento, sendo as restantes gratuitas. As inscrições e informações podem ser feitas através do email ca.cfc@scml.pt e por telefone (213235250 / 213235401).

Confira o programa completo abaixo:

Ciclo de Cinema Japonês, conferências e workshops

24.10.2024, 18h00 – Exibição do filme “Sumodo: herdeiros do Samurai”, 2020 – O primeiro documentário japonês sobre o Sumo, desporto nacional do Japão. Os lutadores que pesam mais de 150 kg competem sem nenhum equipamento de proteção. O filme acompanha os lutadores que se dedicaram ao Sumo, incluindo o treino rigoroso, o fortalecimento espiritual, os laços de amizade e as lutas que podem mudar as suas vidas.

Máximo: 50 pessoas

Entrada gratuita com inscrição

7.11.2024, 18h00 – Conferência “O impacto extraordinário dos portugueses no Japão”, do Prof. Catedrático João Paulo Oliveira e Costa, do departamento de História da NOVA/FCSH e titular da Cátedra Unesco «O Património Cultural dos Oceanos». É investigador do CHAM – Centro de Humanidades, do qual foi diretor entre 2002 e 2020.

Máximo 50 pessoas

Entrada gratuita com inscrição

14.11.2024, 18h00 – Exibição do filme de animação “O lugar prometido da nossa juventude”, 2004 – Filme dirigido por Makoto Shinkai, que é um dos diretores mais conceituados no campo do cinema de animação japonês contemporâneo. Hiroki e Takuya moram em Aomori e são estudantes do ensino básico. Atraídos pela colega Sayuri, ambos ficam intrigados pela misteriosa torre erguida do outro lado da fronteira do Estreito de Tsugaru, em Hokkaido. Os meninos prometem a Sayuri voar até esta torre a bordo de um avião construído por eles.

Máximo 50 pessoas

Entrada gratuita com inscrição

29.11.2024, 18h00 – Workshop de língua e cultura japonesa para viajantes – “Travelling to Japan” – Fundação Japão – Centro Cultural do Japão em Madrid.

Máximo: 50 pessoas

Entrada gratuita com inscrição

30.11.2024, 18h00 – Workshop teatro de sombras – “TENSHÔ/ 天正遣欧少年使節団” – Viagem dos primeiros Cristãos meninos Japoneses que chegaram a Portugal.

Beniko Tamaka

Máximo: 40 participantes

3.12.2024, 9h00-17h00 – “Hidden Christian Sites in the Nagasaki Region” – Yumenosya Foundation (vários oradores).

Máximo: 50 participantes

Entrada gratuita com inscrição

5.12.2024, 18h00 – Exibição do filme “Aristocrats”, 2021 – Um drama que questiona a vida contemporânea a partir de perspetivas de duas protagonistas de origens distintas. A felicidade é diferente para mulheres de classes sociais diferentes?

Máximo: 50 pessoas

Entrada gratuita com inscrição

12.12.2024 – Conferência “Arte e Cultura japonesa”, da Prof. Catedrática Alexandra Curvelo, do departamento de História da NOVA/FCSH. Doutorou-se em 2008 com a tese intitulada ‘Nuvens Douradas e Paisagens Habitadas. A Arte Namban e a sua circulação entre a Ásia e a América: Japão, China e Nova-Espanha (c.1550 – c.1700)’. A sua área de investigação centra-se na presença portuguesa na Ásia e na produção artística daí decorrente, com especial destaque para o Japão (séculos XVI e XVII), analisando processos de circulação e de transferências culturais entre a Ásia, a América e a Europa durante a Idade Moderna. É a atual diretora do Instituto de História da Arte (IHA) da NOVA FCSH e autora de artigos sobre a coleção da CA-CFC.

Máximo: 50 pessoas

Entrada gratuita com inscrição

Atividades para crianças:

As atividades para crianças começam em outubro e vão sendo progressivamente disponibilizadas. Irá realizar-se a sua divulgação nas escolas e as mesmas realizam-se mediante marcação.

O Canto do Tsuru – Teatro de sombras (outubro) – dos 5 aos 8 anos | Adaptado para PNE

O Dragão de Akimi – Teatro Kamishibai (novembro) – dos 8 aos 10 anos

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas